BEM VINDOS!

Os guerreiros da paz são um sonho meu, não dificil de realizar, embora trabalhoso, de criar uma página onde quem tenha pouco tempo, pouca paciência ou pouco dinheiro mas boa vontade e sentido de missão e "dever moral" se possa rever, possa ajudar a moldar um mundo mais justo, com menos dor: venha ela dos seres humanos, dos animais ou até da natureza/ambiente.


Não precisa mais que isso: boa vontade, alguns segundos por dia ou por semana, para vir aqui dar o seu pequeno contributo, pequeno não é insignificante porque todos podemos fazer alguma coisa, nem que pouco seja: todos juntos faremos a força!



é uma página de activismo e consciencialização on-line, também de informação sobre temas úteis ao planeta e a vida nele.



Há muitas formas simples de ajudar on-line: clicar para doar (sem dar dinheiro) , informar-se e consciencializar-se, assinar petições e protestos, enviar cartas e e-mails de protesto e apelos etc.

O espirito que busco nesta página, que já vem do tempo do HI5, é um espirito de luta NÃO VIOLENTA NEM BELICISTA claro! espirito de luta pacifica pelo bem. Garra, inconformismo com a miséria a dor e falta de esperança: é essa a nossa «luta» que toda a guerra , mesmo que digam que é pela paz, nunca é pela paz, nem de paz , nem traz paz!

Sigam o blogue e convidem amigos. Um abraço.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

AS ONÇAS DO BRASIL E OS SEUS ORFÃOS PRECISAM DE AJUDA.

Quem é que pode não admirar a beleza de um leopardo? a sua elegância e nobreza? há muitas formas de se apreciar a beleza, mas matá-la para usar como casaco ou tapete não é uma delas! é uma atitude, como dizem no Brasil: cafona, ou seja, labrega, de péssimo gostos e muita falta de valores morais. Por isso nunca deixem de protestar ou criticar alguém por recorrer a este tipo de produtos!







http://www.nex.org.br/quemsomos.htm

ESTA O.G.N (Organização Não Governamental) PRECISA DE AJUDA FINANCEIRA URGENTE, POR FAVOR LEIAM: No Brasil há jaguares ou onças que ainda são caçadas pela pele e os caçadores sem escrúpulos deixam para trás crias famintas ou pior: são levadas por gente sem escrúpulos que faz delas animais de estimação tratados com muito pouca “estimação”… como um individuo que eu vi em reportagem que arrancou as garras de uma jovem onça e a acorrentou com uma corrente curta (pior que as dos cães, que nem estes as deviam usar…) e o humilhava todos os dias submentendo-o a um stress e clima de medo constantes dado que a onça se sentia impotente para se defender, presa a uma corrente e sem garras, mas sobretudo: os animais pressentem quando alguém é pérfido o bastante para os matar sem contemplações.
O leopardo acabou por ter graves deformações ósseas e traumas profundos, fisicos e mentais, incluindo tensão alta por causa do stress a que for a sujeito. A mulher que criou esta ONG é uma apaixonada por felinos mas uma ONG não vive do ar. A ONG é de absoluta confiança. Por favor doem ou partilhem. Obrigada.

Para doacções cliquem neste link:
http://www.nex.org.br/dde/ajude.asp?idioma=p

Também podem ajudar e muito, enviando esta carta: via postal ou via e-mail, para os contactos aqui apresentados.

Exmª Senhora ministra do meio ambiente do Brasil drª Izabella Teixeira, respectivos ministros adjuntos e colaboradores:

Tive oportunidade de assistir a uma reportagem acerca do que sucede no interior do Brasil com as onças e suas crias. A pele do leopardo, jaguar, onça, enfim, tem muitos nomes, continua a ser cobiçada e pior: a ser adquirida por gente sem escrúpulos. A pantera negra é a mais fustigada por a sua pelagem ser também mais rara. Na reportagem a que assisti crias de onça, abatidas por caçadores, viravam animais de estimação em casa de gente boa mas, infelizmente, também em casa de gente má, muito má, muito mal formada. As boas pessoas até podiam ter carinho pelo animal e boas intenções mas o lugar de todo o animal selvagem é em liberdade… e quanto às más pessoas; ainda vi na reportagem o caso de um leopardo que acabou acorrentado com uma corrente curta por um homem que lhe arrancara as unhas para que não arranhasse e humilhava e malnutria o pobre animal que acabou por sofrer de sérias deformações ósseas sendo impossivel depois devolvê-lo à natureza.

Uma O.N.G. chamada «Nex, não à extinção» faz um trabalho meritório, embora modesto, de resgate de animais nestas condições, mas eu pergunto: que ajudas têem do governo federal? Como é que se deixa um assunto desta importância: a eminente extinção de um animal tão belo, nas humildes mãos de uma O.N.G que pelo jeito só conta com apoios de gente generosa? Não deveria o governo federal apoiar a preservação de uma espécie que, mais do que um emblema do Brasil, de que o Brasil se deveria orgulhar e preservar com todas as suas forças legais e económicas possiveis, mas é um animal que é de todos nós! Património do mundo!e o Brasil como anfitrião desta espécie tem não só a obrigação moral de o proteger como de proteger a amazónia onde ele vive e que é o pulmão do mundo. Estas responsabilidades estão nas mãos do ministério do meio ambiente, não desperdicem a oportunidade que vos foi dada de ficarem para a história como homens e mulheres de valor e elevada estatura moral que chagaram para fazer a diferença. Quando atingimos a velhice só as boas obras contam e nos enchem a alma. As más tornam-se um fardo pesado…
Eu sugiro algumas medidas e já estou a mobilizar pessoas para aderirem a esta causa:

1. Proibir e punir com prisão a caça à pele deste animal.

2.Controlar bem todos os produtos comerciais que saem do Brasil para que nenhum deles seja uma pele, uma só, de onça: investir no controlo e fiscalização das exportações, sobretudo as pouco claras…

3.Reforçar o policiamento das matas para evitar o festim dos caçadores furtivos e instruir as populações locais a avisar as autoridades de qualquer movimento estranho por perto que possa corresponder a caça furtiva, criar para o efeito um nº «disque: denúncia» e investir mais na educação ambiental nas escolas do interior do Brasil e na sensibilização ambiental. Também procurar colaborar com os indios e serem eles também a colaborar com o Governo, vigiando as matas, mais bem apetrechados claro…é uma tarefa arriscada, perigosa… Muitos indios protestam com razão, por mais respeito e direito à dignidade humana de seres humanos que são, conferir-lhes esta responsabiliadde remunerada seria uma boa oportunidade, até mesmo para melhorar o seu modo de vida, economicamente falando.

4.Coimas pesadas ou mesmo prisão para quem for apanhado a tratar as onças como o individuo que referi no inicio desta mensagem: acorrentadas, humilhadas, malnutridas e mutiladas. Ele merecia prisão e é prisão mais até que as multas ou penalizações finmanceiras pesadas, que este tipo de gente deve ter! Quem adquirir estes animais como animais de estimação sem no entanto maltratar, em vez de ligar para o instituto de conservação da natureza local ou uma O.N.G. como deveriam fazer… também devem estar sujeitos a coima embora mais leve mas em que a recorrência implicasse uma mais pesada (o adoptar destas coimas, multas ou punições financeiras deveria ser divulgado pela televisão previamente).

5.Apoiar financeiramente as ONGs que resgatam e cuidam destes animais ou pelo menos apoiando com meios técnicos ou doando terras ou infra-estructuras.

6.Criar mais corredores biológicos e maiores e mais zonas protegidas é uma solução que deveria ser adoptada.

7. Proteger a floresta amazônica é fundamental, não só para esta espécie, como para todas e para o mundo. O negócio da madeira não pode sobrepôr-se ao interesse biológico da Amazónia para o mundo. Outras formas de rentabilizar a floresta devem ser encontradas: nomeadamente investindo em turismo de observação/ecolócico ou de conservação e em bungalows ou resorts ecológicos, explorando os outros produtos da mata: essências, plantas medicinais e frutos.

Sei que o ministro anterior, ainda no governo de Lula da silva fez um bom trabalho na preservação destes territórios mas ainda não chega, infelizmente, por isso espero que continuem o bom trabalho já feito.

Um abraço de Portugal, atentamente: (assinam)

ENVIAR PARA:

gm@mma.gov.br; anderson.couto@mma.gov.br; marilia.cerqueira@mma.gov.br; geraldo.siqueira@mma.gov.br; luiz.carvalho@mma.gov.br; elizabeth.lima@mma.gov.br; suely-monteiro.carvalho@mma.gov.br; gm@mma.gov.br; joao.costa@mma.gov.br; gileno.olive...ira@mma.gov.br; luciana.abade@mma.gov.br; robson-jose.calixto@mma.gov.br; fernando.lyrio@mma.gov.br; yana.sobral@mma.gov.br; mauro.odealmeida@mma.gov.br; gerlena.siqueira@mma.gov.br; tania.monteiro@mma.gov.br; carlos.fonseca@mma.gov.br; julio.baena@mma.gov.br; carlos.fonseca@mma.gov.br; francisco.gaetani@mma.gov.br; roseane.correa@mma.gov.br; ernani.kuhn@mma.gov.br; ariel.pares@mma.gov.br; fauze.chequer@mma.gov.br; ademar.gregorio@mma.gov.br; helio.barbosa@mma.gov.br; renato.fidelis@mma.gov.br; volney.zanardi@mma.gov.br; cilair.abreu@mma.gov.br; rui.goncalves@mma.gov.br; mauro.pires@mma.gov.br; nazare.soares@mma.gov.br; juliana.simoes@mma.gov.br; laura.macedo@mma.gov.br; ana.oliveira@mma.gov.br; miriam.miller@mma.gov.br; adriana.mandarino@mma.gov.br; eduardo.mattedi@mma.gov.br; ana.ancona@mma.gov.br; flora.cerqueira@mma.gov.br; gabinete.smcq@mma.gov.br; paulo.goncalves@mma.gov.br; virginia.pelegrini@mma.gov.br; magna.luduvice@mma.gov.br; rudolf.noronha@mma.gov.br; natalie.unterstell@mma.gov.br


LINKS DIRECTOS:
http://www.icmbio.gov.br/servicos/atendimento-ao-cidadao
http://www.ibama.gov.br/cadastro-ocorrencias

E TAMBÉM, VIA POSTAL (caso tenham essa possibilidade):

EXmª Senhora Ministra de Estado para o meio ambiente
Izabella Mônica Vieira Teixeira
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 5º andar
70068-900 - Brasília - DF
Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTEM MAS SOBRETUDO PARTICIPEM DOS DESAFIOS E SE OS ACEITAREM COMENTEM TAMBÉM. OBRIGADA.