BEM VINDOS!

Os guerreiros da paz são um sonho meu, não dificil de realizar, embora trabalhoso, de criar uma página onde quem tenha pouco tempo, pouca paciência ou pouco dinheiro mas boa vontade e sentido de missão e "dever moral" se possa rever, possa ajudar a moldar um mundo mais justo, com menos dor: venha ela dos seres humanos, dos animais ou até da natureza/ambiente.


Não precisa mais que isso: boa vontade, alguns segundos por dia ou por semana, para vir aqui dar o seu pequeno contributo, pequeno não é insignificante porque todos podemos fazer alguma coisa, nem que pouco seja: todos juntos faremos a força!



é uma página de activismo e consciencialização on-line, também de informação sobre temas úteis ao planeta e a vida nele.



Há muitas formas simples de ajudar on-line: clicar para doar (sem dar dinheiro) , informar-se e consciencializar-se, assinar petições e protestos, enviar cartas e e-mails de protesto e apelos etc.

O espirito que busco nesta página, que já vem do tempo do HI5, é um espirito de luta NÃO VIOLENTA NEM BELICISTA claro! espirito de luta pacifica pelo bem. Garra, inconformismo com a miséria a dor e falta de esperança: é essa a nossa «luta» que toda a guerra , mesmo que digam que é pela paz, nunca é pela paz, nem de paz , nem traz paz!

Sigam o blogue e convidem amigos. Um abraço.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CRIME AMBIENTAL NAS COSTAS PORTUGUESAS: AJUDA A MUDAR ESTA SITUAÇÃO!


Numa altura em que se fala de os oceanos estarem cada vez mais vazios e semelhantes ao conhecido Mar morto, de os biólogos descobrirem que há golfinhos em sub-nutrição no Oceano, em que há desperdicio de comida imoral no mundo ocidental: OS NOSSOS PESCADORES COMETEM ESTE CRIME AMBIENTAL!!! a cavala é tida como pouco lucrativa e como tal é deixada a morrer na areia às centenas, e isto todos os dias..., sem dó nem piedade nem respeito pela vida nem pelo ambiente nem pela saúde pública ou veraneantes e turistas que ficam a ver o peixe apodrecer e encher-se de moscas...na hora de pedir subsidios e mamar nas tetas da grande porca que é o Estado, não faltam vozes indignadas mas falta-lhes a indignação para os próprios actos criminosos...esta foto foi tirada na praia dos pescadores da Costa da caparica

e ainda falta um outro detalhe esse fruto da falta de informação: a cavala faz muito bem à saúde! mas assim, morta na praia nem aos pobres serve...

E que espécie de jornalismo existe em Portugal que se borrifa na que deveria ser a sua missão principal: informar sobre o que acontece no mundo e não sabemos, denunciar, intervir na sociedade a bem da mesma?! que leva 30 minutos de telejornal ou quase com futebol?

É preciso mudar isto, é preciso mudar mentalidades, protestar! e as razões estes videos mostram-nas melhor que ninguém:




Mais uma vez peço para enviarem uma carta ou e-mail que pre-escrevi (ou escrito por vós) para se parar com este crime ambiental na era do famigerado «overfishing»: pesca excessiva:


A carta:

EXmº(ª) Senhor (ª):

A pesca excessiva é um problema grave mundial. No entanto a política de pescas da união europeia tem sido insensivel a isso e o que se desperdiça de pescado, as faltas de respeito pela vida e ambiente em que se têem consubstanciado essas politicas desastrosas não têem muito que ver com a situação que lhe vou relatar e que presencio dia após dia nas nossas costas, sendo no entanto na Costa da Caparica que eu pessoalmente tenho testemunhado o crime ambiental de quilos de cavalas a apodrecer na areia, sem que ninguém as aproveite, nem mesmo os mais pobres, sem que sejam devolvidas ao mar com vida, a sujar a praia enchendo-se de moscas e apodrecendo "debaixo do nariz" de turistas e veraneantes. Sei que os pescadores são pessoas humildes que não vivem principescamente, sei que a pesca é pouco apoiada mas atitudes como estas de falta de respeito pela vida e ambiente só vão revoltar as pessoas contra os pescadores em vez de se solidarizarem com as suas causas e reeinvindicações. Além da questão da saúde pública há outro facto que não se pode excluir: este peixe é um peixe "azul": faz muito bem à saúde e a doentes coronários ou com colesterol elevado! então em vez de se investir em campanhas, de se divulgarem modos/receitas para a sua preparação nos meios de comunicação, em vez de se guardarem para os hospitais ou lares atiram-se para a areia com este desprezo?! garanto-lhe que não fui eu a única pessoas a ficar revoltada e incomodada com a situação. Havia uma senhora que repetiu duas vezes a mesma frase indignada: «E fazem isto todos os dias...agora imagine o desperdicio!».
Não há razão nenhuma que justifique que em tempo de escassez nos oceanos e mau estado do ambiente hajam atitudes que revelem até uma certa ignorância que não cai bem na hora de reeinvindicar o que quer que seja.
Não se pode colocar o peixe num bidon e devolver com vida ao mar, ou numa caixa com água? eu não sou a especialista mas eles existem, eles que recebam também este meu mail (se puder redireccionar) e arranjem uma solução.
Vi um pescador estrangeiro dizer num documentário esta frase por causa do desperdicio: «sinto-me um criminoso cada vez que vou para o mar». Tem que haver da parte de quem caça ou pesca ou faz agricultura mais respeito pelo lugar de onde busca o seu sustento.Na hora de reinvindicar não faltam vozes indignadas mas falta-lhes, aos pescadores, a indignação para os próprios actos...
O nosso jornalismo também tem culpas no cartório por não fazerem mais reportagens que alertem e ajudem a resolver estes problemas, também a eles vou escrever mas da vossa parte também deveria haver contactos...
Mude-se o modo de ver o mundo, para se mudar o mundo para melhor.

Obrigada pela sua atenção, (ass, profissão etc.)

CONTACTOS PARA ENVIAR ESTA MISSIVA:

jfccaparica@iol.pt
veteranosgdpcc@gmail.com
geral@mutuapescadores.pt
adrepes@adrepes.pt
gap@mun-setubal.pt
vereadores.ps@mun-setubal.pt
vereadores.psd@mun-setubal.pt
gac@mun-setubal.pt
disqa@mun-setubal.pt
diae@mun-setubal.pt
dicul@mun-setubal.pt
lisboa@for-mar.pt
sesimbra@for-mar.pt
docapesca@docapesca.pt
geral@min-agricultura.pt
geral@arhtejo.pt
geral@apambiente.pt
dgpa@dgpa.min-agricultura.pt
geral@igap.min-agricultura.pt
igaot@igaot.pt
info@draplvt.min-agricultura.pt
info@lasa.pt
lasasetubal@gmail.com
icnb@icnb.pt
ifap@ifap.pt
presidencia@inrb.pt
quercus@quercus.pt
algarve@quercus.pt
litoralalentejano@quercus.pt ; rodanabela@gmail.com
porto@quercus.pt
setubal@quercus.pt
lpn.natureza@lpn.pt
ana.emauz@lpn.pt
anasofia.ribeiro@lpn.pt
provedor.telespectador@rtp.pt
opinioes@rtp.pt
rpublicas@rtp.pt
contacto@siconline.pt
atendimento@sic.pt
leonardoralha@cmjornal.pt
ruipedrovieira@cmjornal.pt
dn@dn.pt
cartas@expresso.impresa.pt
director@expresso.impresa.pt
agenda@tvi24.pt
cidadaoreporter@expresso.impresa.pt
visao@impresa.pt
direccao@cmjornal.pt
geral@cmjornal.pt
internacional@cmjornal.pt
sandralopes@cmjornal.pt
carlaferreira@cmjornal.pt
aesteves@mediacapital.pt
contacto@siconline.pt
tsf@tsf.pt
rui.silva@tsf.pt
paulo.baldaia@tsf.pt
arsenio.reis@tsf.pt
jaimesilva@tsf.pt
mail@rfm.pt
relacoes.exteriores@tvi.pt
armandoestevespereira@cmjornal.pt
octavioribeiro@cmjornal.pt
armandoestevespereira@cmjornal.pt
lisboa@quercus.pt
SG-PLAINTES@ec.europa.eu

FORMULÁRIO PARA ALERTAR A UNIÃO EUROPEIA (pode ir em português, eles têem tradutores):

https://www.secure.europarl.europa.eu/parliament/public/petition/secured/submit.do?language=PT


MORADAS:

Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território
Praça do Comércio
1149-010 LISBOA

Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade
Rua de Santa Marta, 55
1169 - 230 LISBOA

O Provedor de Justiça Europeu
1 Avenue du Président Robert Schuman
CS 30403
FR-67001 Strasbourg Cedex
France



http://gdpescadorescostacaparica.blogspot.com/




Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTEM MAS SOBRETUDO PARTICIPEM DOS DESAFIOS E SE OS ACEITAREM COMENTEM TAMBÉM. OBRIGADA.