BEM VINDOS!

Os guerreiros da paz são um sonho meu, não dificil de realizar, embora trabalhoso, de criar uma página onde quem tenha pouco tempo, pouca paciência ou pouco dinheiro mas boa vontade e sentido de missão e "dever moral" se possa rever, possa ajudar a moldar um mundo mais justo, com menos dor: venha ela dos seres humanos, dos animais ou até da natureza/ambiente.


Não precisa mais que isso: boa vontade, alguns segundos por dia ou por semana, para vir aqui dar o seu pequeno contributo, pequeno não é insignificante porque todos podemos fazer alguma coisa, nem que pouco seja: todos juntos faremos a força!



é uma página de activismo e consciencialização on-line, também de informação sobre temas úteis ao planeta e a vida nele.



Há muitas formas simples de ajudar on-line: clicar para doar (sem dar dinheiro) , informar-se e consciencializar-se, assinar petições e protestos, enviar cartas e e-mails de protesto e apelos etc.

O espirito que busco nesta página, que já vem do tempo do HI5, é um espirito de luta NÃO VIOLENTA NEM BELICISTA claro! espirito de luta pacifica pelo bem. Garra, inconformismo com a miséria a dor e falta de esperança: é essa a nossa «luta» que toda a guerra , mesmo que digam que é pela paz, nunca é pela paz, nem de paz , nem traz paz!

Sigam o blogue e convidem amigos. Um abraço.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

LIXARADA NAS COSTAS PORTUGUESAS: HORA DE AGIRMOS!

Duas situações revoltantes com que me deparei neste verão e que no século XXI em que vivemos, em que a mentalidade do ser humano deveria caminhar no sentido de ser ciente do mal que tem feito à natureza e de como , além de imoral, ser algo que mais tarde ou mais cedo e pela ganância e indolência de uns todos vão acabar por pagar, com especial relevo para os mais pobres mas também para os que não se podem defender: os animais, a vida marinha.

As situações de que falo têem que ver com o lixo e tipo de lixo que encontramos ao longo da linha costeira portuguesa: garrafas de plástico de litro, copos de plástico de cerveja, sacos de plástico daqueles grandes, fraldas até...etc, etc...

Para que se tenha noção do que isto representa para vida marinha, do que representa esta perguiça de fazer o que é certo (coisa bem feia por acaso...) , aqui fica o video sobre uma situação triste de termos uma verdadeira sopa de plástico a boiar no oceano pacifico, e em que bocadinhos de plástico acabam no papo de crias de aves aquáticas que as confundem com pequenos peixes, acabando essas crias por morrer...de fome...mesmo com o papo cheio; cheio de plásticos.



O que eu proponho é que me ajudem a pôr termo a isto, ou minorar, pelo menos aqui em Portugal para não darmos o nosso contributo como verdadeiros atrasos de vida do ponto de vista ambiental que ainda somos, infelizmente.

Enviando estes mails e/ou cartas para as entidades que podem mudar isto:

Exmº (ª) Senhor (ª):

A quantidade de lixo que encontramos nas praias portuguesas ao longo da linha costeira é uma vergonha nacional! envergonham um país europeu supostamente civilizado. A culpa não é das câmaras municipais, nem do ministério do ambiente, a culpa é da má educação que este povo recebe em casa, é da pouca informação (e pouco insistente/persistente para o tipo de povo que temos...), nos meios de comunicação social. O jornalismo que se faz em Portugal ocupa-se vezes demais de fait-divers e assuntos superficiais e esquece-se que além do dever de informar existe o de formar consciências, de intervir, não se deve resumir a informar e muito menos encher telejornais com futebol ou encher a programação de telenovelas. No entanto e apesar disto o ministério do ambiente, o instituto de conservação da natureza e até as associações ambientalistas usam muito pouco da publicidade e dos meios de comunicação, ou out-doors ou jornais, para fazer passar mensagens urgentes como estas! Se informar é a base da formação de um adulto que dizer da formação de crianças e jovens? não se investe nada na sua educação ambiental na escola ou fora dela, e já que o facebook (e internet em geral) ou as televisões são os grandes veiculos de comunicação com estas gerações, use-se e abuse-se deles! As televisões privadas não são privadas, ou não devem ser privadas de valores, de patriotismo, não devem ser apáticas e estupidificantes pelo facto de serem privadas! até porque a RTP prepara-se para entrar nessa categoria...e depois? como se faram passar mensagens? como se melhora e se muda um país sem estas armas tão preciosas?

O que se propõe com esta mensagem que agora envio é pois agir em várias frentes:
- Investir em educação ambiental nas escolas, empresas e lares (nestes pelas televisões)
- Sensibilizar os meios de comunicação para aderirem a esta causa que deveria ser geral

Mas, das câmaras municipais o que se pede com esta missiva é que se espalhem tabuletas ao longo das praias com slogans "agressivos" apelando às pessoas que deixem a praia limpa no final do dia e que façam por merecer desfrutar da beleza das mesma. Que se usem out-doors, anúncios em jornais, mas sobretudo na frente "do nariz" na praia teria outro impacto até por uma questão de vergonha na cara e envolvente social: pessoas que na praia lêem a tabuleta e depois observam um ignorante qualquer a deitar lixo na areia: teria outro efeito mobilizador.
Mais policiamento pela policia municipal e coimas pesadas para quem for apanhado a deitar lixo no areal ou água do mar.

Não vejo outra forma de as coisas entrarem nos eixos e entrarmos, como povo, no século XXI acabando com a fama de indios da europa. Também junto dos pescadores seria preciso sensibilizar para não deitar despojos e artes de pesca no mar ou areia. Não sei se Vossa Excelência já ouviu falar no «great Pacific patch» mas é uma sopa de plásticos que boia indefinidamente no Oceano pacifico e que está a matar crias de albatroz por exemplo: cujas progenitoras confundem pedaços de plástico com pequenos peixes...morrem sub-nutridas com o papo cheio de plástico. Deixo-lhe dois links sobre isto: http://youtu.be/watbi_vU3SA e http://youtu.be/yom6zlm5VqE.

Fico a aguardar noticias. Obrigada pela atenção dispensada, (ass/profissão)

E-Mails e moradas para envio:

jfccaparica@iol.pt
gap@mun-setubal.pt
vereadores.ps@mun-setubal.pt
vereadores.psd@mun-setubal.pt
gac@mun-setubal.pt
disqa@mun-setubal.pt
diae@mun-setubal.pt
dicul@mun-setubal.pt
geral@min-agricultura.pt
geral@arhtejo.pt
geral@apambiente.pt
dgpa@dgpa.min-agricultura.pt
geral@igap.min-agricultura.pt
igaot@igaot.pt
info@draplvt.min-agricultura.pt
info@lasa.pt
lasasetubal@gmail.com
icnb@icnb.pt
ifap@ifap.pt
presidencia@inrb.pt
quercus@quercus.pt
algarve@quercus.pt
litoralalentejano@quercus.pt ; rodanabela@gmail.com
porto@quercus.pt
setubal@quercus.pt
lpn.natureza@lpn.pt
ana.emauz@lpn.pt
anasofia.ribeiro@lpn.pt
provedor.telespectador@rtp.pt
opinioes@rtp.pt
rpublicas@rtp.pt
contacto@siconline.pt
atendimento@sic.pt
leonardoralha@cmjornal.pt
ruipedrovieira@cmjornal.pt
dn@dn.pt
cartas@expresso.impresa.pt
director@expresso.impresa.pt
agenda@tvi24.pt
cidadaoreporter@expresso.impresa.pt
visao@impresa.pt
direccao@cmjornal.pt
geral@cmjornal.pt
internacional@cmjornal.pt
sandralopes@cmjornal.pt
carlaferreira@cmjornal.pt
aesteves@mediacapital.pt
contacto@siconline.pt
tsf@tsf.pt
rui.silva@tsf.pt
paulo.baldaia@tsf.pt
arsenio.reis@tsf.pt
jaimesilva@tsf.pt
mail@rfm.pt
relacoes.exteriores@tvi.pt
armandoestevespereira@cmjornal.pt
octavioribeiro@cmjornal.pt
armandoestevespereira@cmjornal.pt
lisboa@quercus.pt
SG-PLAINTES@ec.europa.eu

FORMULÁRIO PARA ALERTAR A UNIÃO EUROPEIA:

https://www.secure.europarl.europa.eu/parliament/public/petition/secured/submit.do?language=PT



MORADAS:
Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território
Praça do Comércio
1149-010 LISBOA

Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade
Rua de Santa Marta, 55
1169 - 230 LISBOA

O Provedor de Justiça Europeu
1 Avenue du Président Robert Schuman
CS 30403
FR-67001 Strasbourg Cedex
France

Committee on Petitions
The Secretariat
Rue Wiertz
B-1047 Brussels

http://gdpescadorescostacaparica.blogspot.com/


Também as fotos desta calamidade nacional que tirei numa pria portuguesa:




Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTEM MAS SOBRETUDO PARTICIPEM DOS DESAFIOS E SE OS ACEITAREM COMENTEM TAMBÉM. OBRIGADA.