BEM VINDOS!

Os guerreiros da paz são um sonho meu, não dificil de realizar, embora trabalhoso, de criar uma página onde quem tenha pouco tempo, pouca paciência ou pouco dinheiro mas boa vontade e sentido de missão e "dever moral" se possa rever, possa ajudar a moldar um mundo mais justo, com menos dor: venha ela dos seres humanos, dos animais ou até da natureza/ambiente.


Não precisa mais que isso: boa vontade, alguns segundos por dia ou por semana, para vir aqui dar o seu pequeno contributo, pequeno não é insignificante porque todos podemos fazer alguma coisa, nem que pouco seja: todos juntos faremos a força!



é uma página de activismo e consciencialização on-line, também de informação sobre temas úteis ao planeta e a vida nele.



Há muitas formas simples de ajudar on-line: clicar para doar (sem dar dinheiro) , informar-se e consciencializar-se, assinar petições e protestos, enviar cartas e e-mails de protesto e apelos etc.

O espirito que busco nesta página, que já vem do tempo do HI5, é um espirito de luta NÃO VIOLENTA NEM BELICISTA claro! espirito de luta pacifica pelo bem. Garra, inconformismo com a miséria a dor e falta de esperança: é essa a nossa «luta» que toda a guerra , mesmo que digam que é pela paz, nunca é pela paz, nem de paz , nem traz paz!

Sigam o blogue e convidem amigos. Um abraço.

quinta-feira, 24 de março de 2011

POSTS DO GRUPO DO FACEBOOK: «WARRIORS FOR PEACE»

OIÇAM SÓ ESTE ANJO:







BOLDA DO VOLUNTARIADO: PARA QUEM TENHA MUITO OU POUCO TEMPO,HÁ SEMPRE ONDE DAR UMA MÃOZINHA:
http://www.bolsadovoluntariado.pt/




FAZER UM CHÁ BEM FEITO PARA APROVEITAR O MELHOR DA NATUREZA

1. de preferência usar água da fonte. de nascente, mas não é forçoso.

2. Plantas de folha não se devem ferver! tambem não se juntam à água quente, mas antes a água quente é que deve ser despejada sobre elas com uma colher de café de mel para ajudar a dispersar os óleos essenciais das plantas..

3. As raizes devem ser trituradas ou maçeradas e devem ferver mas só 3 minutos, para não perderem propriedades. Juntar a colher de mel também (quem não é diabético claro).

4. As folhas ou raizes devem ser espremidas no final (depois de repousarem com a água) e para isso existem cafeteiras de chá próprias ou usar uma musselina para espremer as ervas.

5. Não usar cafeteiras de aluminio.

6. Não guardar as plantas expostas à luz ou calor.

7. Não expôr o chá à luz directa.

Fazendo o chá bem feito ele faz muito pela saúde.

Todas as ervas que não acharem nas lojas mais conhecidas, a nivel de chás, procurem na ervanária da anunciada, no largo da anunciada perto do coliseu dos recreios.

Ervas de uso externo nos olhos: SÓ BIOLÓGICAS E A ÁGUA TEM QUE SER PREVIAMENTE FERVIDA, DEPOIS ARREFECER, CLARO, E NÃO GUARDAR MAIS! SÓ SERVEM POR 24 HORAS.

CHAMPÔ CASEIRO SUAVE:

Ferver raizes de saponária com a planta que se queira para o fim que se queira, juntar gotas de limão para conservar.


CREME CASEIRO:

Cera liquida de abelhas mais vaselina ou glicerina e óleo essencial das plantas, gotas de limão.





ÁGUA É VIDA. DA ÁGUA DEPENDE TODA A VIDA NA TERRA, SÓ PLANETAS COM ÁGUA PODEM TER VIDA, O NOSSO PLANETA TEM VIDA HAVENDO ÁGUA POTÁVEL. COM A GANÂNCIA DOS INDUSTRIAIS, O HEDONISMO E IRRESPONSABILIDADE DE ALGUMAS PESSOAS ESTÁ A PÔR EM RISCO A EXISTÊNCIA DESTE BEM ESSENCIAL PARA TODAS AS FORMAS DE VIDA SOBRE A TERRA. A RESPONSABILIDADE TAMBÉM É NOSSA, NO DIA A DIA…

1-Fecha a torneira enquanto escovas os dentes.


2-Fecha a torneira enquanto agarras outra peça de loiça para enxaguar.


3-Não deixes torneiras abertas OU A PINGAR em restaurantes, cafés, centros comerciais, discotecas, no escritório etc. Podes não ser tu a pagar a factura à EPAL mas todos pagamos a factura por um planeta doente e cansado.
 


4-Lava o carro o menos possivel e com balde e esponja, não com mangueira, ou preferencialmente em estações de lava gem automática onde o gasto de água é mais dirigido e planeado.
 


5-Se vires fugas de água na via pública, liga este nº do piquet da EPAL para avisar: 800 204 781 , passa-o para os contactos do teu telemóvel.


6-A relva é anti-ecológica pela quantidade de água que gasta para não produzir biodiversidade nenhuma. Junta-te ao movimento pelas hortas urbanas aqui: http://www.causes.com/causes/493401?m=e5767d02&recruiter_id=1111493077 -
7-Não deixes lixo na praia e ao deitares o teu lixo for a tenta levar também aquele que esteja ali logo ao pé de ti, mesmo que não seja teu, fá-lo pelo planeta, é uma atitude digna e nunca te cales quando vires alguém sujar a praia, nem que seja com beatas de cigarro.
 
  
 
 




Sê vegetariano pelo menos 2 vezes por semana: poupas o planeta, os animais e desintoxicas o corpo! sugestões:
No tempo em que a minha mãe e pai eram miúdos, era muito raro comerem carne ou peixe, mas comiam muitas leguminosas: feijão, grão, lentilhas, favas e também frutos secos: nozes e castanhas sobretudo.

Sem saberem, estavam a fornecer-se de muitos minerais e vitaminas que existem no peixe e na carne. UMA REFEIÇÃO DE LEGUMINOSAS COM UMA BO...A SALADA OU BONS E BEM COZINHADOS VEGETAIS E COM ARROZ INTEGRAL, EQUIVALE A UMA REFEIÇÃO DE CARNE, ORA, TIRANDO O IODO QUE SE CONSEGUE NOUTROS VEGETAIS: ACELGAS, AIPO, MORANGOS, O SAL DE MESA (ATÉ JÁ EXISTE O IODADO...) ETC. É UMA REFEIÇÃO COMPLETISSIMA.

O EXCESSO DE PROTEINAS ANIMAIS (PEIXE OU CARNE) PREJUDICAM O FIGADO E CARREGAM TOXINAS PARA O ORGANISMO. EXISTEM VÁRIAS RECEITAS, VÁRIAS FORMAS DE COZINHAR QUER LEGUMINOSAS QUER TOFU (GUIZADO É EXCELENTE E RIQUISSIMO) E AQUI NA NET MESMO, HÁ VÁRIAS RECEITAS SIMPLES.

SE NÃO PUDERES SER VEGETARIANO SEMPRE, AO MENOS 3 OU 2 VEZES POR SEMANA...PELO AMBIENTE.



Tofu guizado com arroz integral
Feijão com couve, arroz e seitan
Beringela frita ou recheada
...
Há muitas receitas aqui mesmo na net!





Evita usar e abusar do ar condicionado. Não era imprescindivel antes de ser inventado...viviamos sem ele...há ventoinhas, uma janela para se abrir etc.

Boa parte do aquecimento global se deve a estes aparelhos que inclusive provocam alergias e gripes...
Isto tanto no carro como em casa ou escritório.








Tem que haver maior condenação social para quem abusa do automóvel tendo alternativas! não há desculpa para usar o carro em tempo de aquecimento global perigoso e assustador...tudo isto que se passa com o clima é culpa de gente sem consciência que abusa deste luxo em tempo de...suposta crise...
Se alguém quase vos atropelra, vos impedi...r de passar na passadeira e ainda reclamar na nossa vagareza não se calem: «anda de transportes oh »$%#&"...» XD
Mesmo sem ser aí, tem que haver censura social nos orgãos de comunicação social, pelas associações ambientalistas e ministério do ambiente.

Logo queria pedir que COPIASSEM/COLASSEM/ENVIASSEM A CARTA PRÉ-ESCRITA A SER ENVIADA PARA TODOS OS QUE PODEM FAZER A MUDANÇA NESTA MATÉRIA:



Exmos (as) senhores (as):


Não percebo como se pode falar em crise num país onde se vêem centenas e centenas de automóveis na estrada em dias de semana, com um só passageiro, filas intermináveis, atrasos nos transportes públicos pelo excesso de viaturas particulares, onde não há limites para o dinheiro que dão em gasolina e parqueamentos...o que sei é que o estado do planeta não é complacente com estas atitudes egoistas, estes luxos novo-burgueses.
As mudanças climáticas estão aí, mais perigosas que nunca, já causaram muitas tragédias e pelo evoluir da situação, tão veloz, temo que ainda hajam guerras civis por causa de comida porque a natureza tem os seus ciclos alterados: colheitas, sementeiras e amadurecimento.
TÊEM QUE HAVER CAMPANHAS DE CENSURA SOCIAL A TAIS ATITUDES, AUMENTO INCOMPORTÁVEL DOS PARQUEAMENTOS EM CASOS EM QUE HAJAM ALTERNATIVAS DE TRANSPORTES PÚBLICOS, OU UM SISTEMA COMO NOUTROS PAÍSES EXISTE EM QUE EM CADA DIA SÓ CIRCULAM AS MATRICULAS OU PARES OU IMPARES. ALGUMA COISA TEM QUE SER FEITA! Já nem os aumentos da gasolina parecem adiantar!É preciso ver que Lisboa e Porto têem edificos cinzentos dos fumos e o contribuinte paga a reabilitação de certos edificios, sobretudo os de património nacional, o que é injusto para quem não usa o automóvel! a saúde de quem trabalha em Lisboa e vai de transportes é afectada! com que direito?! estes fumos são ainda mais nocivos que o tabaco aos não fumadores, logo há dois pesos e duas medidas?É preciso que esta gente saiba que a cidade é para as pessoas e não para os carros apenas, que há invisuais a empancar em carros nos passeios, que quem quer ir de bicicleta para o trabalho não tem condições para o fazer e sobretudo:QUE A FOME, SECAS, CHEIAS, FURACÕES, DEGELOS etc SÃO TAMBÉM SUA RESPONSABILIDADE PELO EGOISMO AMBIENTAL.Façam alguma coisa para que a mensagem passe.Muito obrigada. (assinatura).

E-MAILS PARA ENVIO:

opinioes@rtp.pt
rpublicas@rtp.pt
atendimento@sic.pt
contacto@siconline.pt
relacoes.exteriores@tvi.pt
direccao@cmjornal.pt
dn@dn.pt
cartas@expresso.impresa.pt
geral@cmjornal.pt
visao@impresa.pt
quercus@quercus.pt
direccao@aca-m.org
aca-m@aca-m.org
gsea@maotdr.gov.pt
anmp@anmp.pt
dlisboa@anmp.pt



Os aerosóis prejudicam gravemente a camada do ozono, agravando o efeito de estufa. Se juntarmos a isso o facto de dentro da lata estar um insecticida quimico potente: pior!

Então existe uma marca que não utiliza aerosóis e o insecticida é biodegradável. em qualquer prodUto prefiram sempre a versão VAPORIZADOR em vez de aerosol.

A marca BIOKILL existe quer para insectos como mosquitos e pulgões das plantas mas também para as carraças de animais domésticos:



Não deixes os electrodomésticos em standby. Perde a perguiça e desliga-os mesmo. Gastar energia desta forma é prejudicial ao ambiente mas também à tua factura da electricidade...




Prefiram os electrodomésticos de categoria A na poupança energética e troquem os velhos por estas novas versões (havendo dinheiro para tal, claro).



Faz o teu próprio champô com raiz de saponária (Saponaria officinalis) fervida com alecrim (queda do cabelo) ou urtiga branca para cabelo oleoso, gérmen de trigo para cabelo seco etc. Para detergentes para a casa, a noz de saboeira de outra espécie (sapindus mukorossis, à venda nas lojas «Terra pura» em saquetas) fervidas com plantas aromáticas para perfumar o detergente. Em vez de lixivia, água oxigenada a 30º volumes à venda em farmácias. Para desinfecção simples, ferver um chá de camomila e depois de frio juntar uma parte de bicabornato de sódio e outra da tal água oxigenada forte.
O melhor elixir para os dentes é água oxigenada a 10º volumes! não tenham dúvidas!






Sabiam que já existe turismo ecológico e mais natural em Portugal? Na ZAMBUJEIRA DO MAR (que tem óptimas praias) existe um aldeamento feito ao minimo detalhe para não causar impacto ambiental: quer nos materiais de construcção quer a nivel de sistemas energéticos e reciclagem etc. é o chamado eco-campismo mas com a vantagem de não ter...es que dormir numa tenda...

http://www.zmar.eu/?lang=pt



Um empresário inglês de calçado Galahad Clark, criou uma marca ecológica de sapatos, que são menos agres...sivos (nos materiais usados) para o ambiente e para a pele (menos risco de alergias e fungos). Vê no link em baixo.
http://www.telegraph.co.uk/culture/3657012/Eco-hero-Galahad-Clark.html



Os painéis fotovoltaicos ou painéis solares podem parecer-te caros, mas em breve compensa e ...muito! energia grátis e amiga da natureza para o resto da vida! e funciona tão bem como as formas de energia tradicionais!



São muitas as marcas que já baseiam o seu conceito em principios ambientais, mais naturais e como de costume em tudo o que é ecológico: mais saudáveis.

Em baixo algumas marcas, que também não testam em animais.


http://green.wikia.com/wiki/Organic_cosmetics

Pilhas recarregáveis: boas para o ambiente e para poupar dinheiro:







Procurem sempre que possivel os productos biológicos ou criados de forma menos intensiva e mais tradicional.Até porque já forma caros e alguns até são mais baratos...




Os homens quando compram materiais de construcção nunca têem outra preocupação que não o preço ou efeito...pelo menos o homem do século passado...o homem moderno deve procurar a versão ecológica de vernizes, tintas e outros materiais. Também se aplica isto às belas artes. Normalmente os próprios produtos indicam que são ECO.




Em vez de gel de banho, usa sabonete de glicerina, de côco, biológico, caseiro como eu faço de uma barra de glicerina (ou uso de glicerina) e há receitas na net: não uses o lauryl no fabrico caseiro, que é só para fazer espuma e é quimico ou de Marselha que têem menos quimicos e são 100% biodegradavéis.





Tenta não gastar milhas de papel de toalhetes em restaurantes , bares e shoppings por exemplo, para limpar as mãos. Cada vez que o fazes não é só uma questão de «o dono disto não sou eu, ele paga», é mais global que isso...são árvores que são abatidas para suportar o desperdicio.
Se uma folha já tem uma página inutilizada, usa o verso para rascunhos e recados; na escola, faculdade, em casa, escritório ou na loja. Também podes imprimir esse verso da folha: coisas menos oficiais e formais. Arranja uma pastinha para guardar essas «sobras».

USA PAPEL RECICLADO O MAIS QUE POSSAS (eu recebo directamente de uma empresa quase gratuito, mas já foi mais caro).





Usa guardanapos de pano em vez de papel. Mais sofisticados, que os olhos também comem e sobretudo mais ecológico. Tenta ter vários para que qu...ando um vai à máquina de lavar teres outros limpo pronto.



Não compres nada em madeiras exóticas ou penas ou peles de animais. Não contribuas para a devastação florestal do planeta. Planta arvoredo! basta o caroço de certos frutos frescos como o pessego ou secos como uma castanha, atirados ao solo terroso´com humidade ou enterrado e vira árvore mais tarde.



O chão não é um caixote do lixo. Sê civilizado: não deites nem beatas de cigarro no chão, não ensines os teus filhos ou sobrinhos a fazê-lo.





MELHORAR O MUNDO NO TEU DIA A DIA:

7.Não te gabes ou fales sem parar das tuas vitórias, titulos e conquistas perante um amigo que está numa fase má, triste ou não tem nada do que tens. Dá-lhe atenção, ouve-o. Se te pergunta da tua vida foca-te apenas nele: é para isso, também, que servem os amigos.

8.Nunca jamais faças troça de ninguém! não somos ninguém para apontar os outros. Atormentar uma pessoa dessa forma é mais rebaixante para o atormentador do que para o atormentado. Isto porque a presunção de se ser melhor que o outro é ridicula como sempre a presunção é e porque baixas a tua qualidade com...o ser humano bem formado.

9.Se alguém te vem dizer mal de x ou y: que é burro, maluco, parvo, falso, vaidoso etc faz um favor à sociedade: não alinhes! tens uma cabeça própria, tua, usa-a para julgar por ti, ou melhor ainda: NÃO JULGAR DE TODO uma pessoa que não c...onheces. Se as pessoas visadas não te fizeram mal não tens porque alinhar, nada de cobardias: espinha dorsal é o que se pede. Se essas pessoas têem tantos defeitos, que dizer de duas que cochicham e maldizem nas suas costas?! pensa nisso...





MENSAGEM PARA ENVIAR AO GREENPEACE PERGUNTANDO PARA QUANDO UMA GRANDE ACÇÃO PELOS OCEANOS:

Dear friends:

I'm writing to ask you all there a question: When will there be a great greepeace action , mediatic action for the sea and marine life? Against global warming, for the coral reefs, against overfishing and for SERIOUS , COMMITED fishing policies Greenpeace style? ask the global population to join you, and do it for the plante and al of us. Thank you. (Name/country)

PARA:

supporter.services.int@greenpeace.org Phone: +31 (0) 20 7182000





TELEFONES SOLIDÁRIOS: UMA BELA FORMA DE AJUDAR SE AS TELEVISÕES DESSEM UMA AJUDA NISTO. E É ISSO QUE EU PEÇO: QUE ME AJUDEM A DAR FORÇA À IDEIA FAZENDO ESTE APELO COMIGO: ENVIANDO A CARTA DE PRPONHO (VIA MAIL OU NÃO).
Soube nas «tardes da Júlia» esteve um caso chocante de negligência médica que remeteram um homem à condição de quase vegetal sem esperança. A mulher dele, uma mulher bem nobre de coração não o largou por isso e disse com todas as letras que a indemnização era para pagar os tratamentos ...ao marido porque não quer enriquecer ...com a desgraça dele e que nunca o vai deixar sozinho. acontece que ela tem um filho menor e agora voltou a ganhar mais um: o marido. Tem que ir trabalhar e não tem dinheiro para pagar tantas despesas com advogados também, porque os ranhosos dos médicos não cumprem o seu dever de a ajudar e assumir culpas. é para casos como este e outros que volto a pedir que enviem este apelo, já feito (é só assinar) para as TVs a recuperar aquela que para mim é a mais fácil, barata, eficaz e fiável forma de doar e ajudar alguém. ENVIEM MESMO! POR FAVOR! PODE SER QUE SENDO MUITOS NOS OIÇAM. E NÃO SÃO SÓ SERES HUMANOS QUE PODEM SER AJUDADOS: É A NATUREZA E OS ANIMAIS TAMBÉM...NÃO LEVA MAIS DE 2 MINUTOS...OBRIGADA.

SE VIREM ESTE PROGRAMA E A MISÉRIA QUE VAI NAS RUAS: EM ANIMAIS, PESSOAS E AMBIENTE E AINDA TIVEREM BOM CORAÇÃO NÃO SE IMPORTAM DE PERDER 2 MINUTOS NISTO.

É SÓ COPIAR/COLAR/ASSINAR E ENVIAR A CARTA EM BAIXO PARA OS MAILS E LINKS QUE DOU EM BAIXO. OBRIGADA E UM ABRAÇO.


EXmos(as) senhores(as):


Venho dar-vos uma sugestão proveitosa e por isso pedia que lessem esta carta ou mail na integra se possivel.
Não estará a sociedade em geral farta do uso vão da palavra solidariedade? de pedidos de doação para contas bancárias cujo destino acaba por ser meio obscuro e o uso do dinheiro não é claro POR VEZES...?
A forma de ajudar do século XXI: a mais fácil, a mais clara, a mais económica, é a seguinte:
Lembram-se dos programas da tarde ou da manhã em que existia um nº de telefone em que ao ligar já estávamos a ajudar? atendia-nos uma gravação dizendo: «obrigada pelo contributo!»: essas chamadas eram FISCALIZADAS PELO GOVERNO CIVIL ( e por isso seguras), em parceria com os programas também eles de confiança e com um nº atribuido por uma rede telefónica credivél e de grande visibilidade e peso na sociedade, no nosso caso: A Telecom Portugal.
Eu continuo a achar esta uma óptima forma de contribuir para causas sem esforço e com vantagens para todos os envolvidos. Gostaria de ver regressar esta forma de fazer solidariedade ou caridade ou luta por ideais (o que queiram chamar) porque funciona! NÃO SÓ NA TV MAS NOUTRO MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: RÁDIOS, JORNAIS E REVISTAS TAMBÉM. Melhor método só as formas de auto-sustentação que a AMI encontrou...
Só que infelizmente existem muitas causas muito carentes de fundos.
Daí que venho propor-lhes que este método de ajuda regresse aos ecrans. Não é porque estamos em crise que perdemos os sentimentos, muito pelo contrário! é em alturas destas que o ser humano se eleva e tem a humanidade que se unir pelo bem.


Muito obrigada pela atenção dispensada: (nome/profissão ou idade)

E-MAILS PARA ENVIO:


rpublicas@rtp.pt
opinioes@rtp.pt
relacoes.exteriores@tvi.pt
cliente@netcabo.pt
vocenatv@tvi.pt;
catarinamorazzo@gmail.com;
portugalnocoracao@rtp.pt
direccao@cmjornal.pt
geral@cmjornal.pt
dn@dn.pt
director@expresso.impresa.pt
cartas@expresso.impresa.pt
visao@impresa.pt
tsf@tsf.pt
paulo.baldaia@tsf.pt
arsenio.reis@tsf.pt
MAIL@RFM.PT

LINKS DIRECTOS:

http://sic.sapo.pt/online/entretenimento/companhia-das-manhas
http://sic.sapo.pt/online/entretenimento/boa-tarde
http://www.impala.pt/html/fale_comarevista__q1__q22__q30__q41__q5.htm





GRANDES SITES COM DICAS PARA EVITAR O DESPERDICIO:
http://www.manchesterfoe.org.uk/waste/index.htm
http://news.change.org/stories/food-waste-and-what-we-can-do-about-it



MELHORAR O MUNDO NAS ATITUDES DO TEU DIA A DIA:

3.Não sejas cinico! esperar que alguém vire as costas para gozares, oufalares mal não fica mal a quem é mal-falado mas ao que diz mal de...
Também não caias no erro oposto de ser paternalista com alguém como se fosses mais que esse alguém ou lhe fizesses um favor. Estarias a ser presunçoso nesse caso.... Se olharmos para o espelho com olhos de ver nunca mais gozamos com ninguém porque também temos o que se nos aponte certamente...Que animal te parece mais nobre: a leoa que caça para si e cuida da sua própria vida, ou a hiena que gira em torno da leoa aguardando as suas falhas?

4.Não encostes ninguém à parede: isso não é amor é egoismo.

5.Adapta o teu discurso a quem tens pela frente: não esperes que uma pessoas da provincia se expresse como tu, use palavras polidas da moda, se te diz bom dia no autocarro responde com um «bom dia» também! não sejas mono! se alguém mete conversa inocente contigo já tem pelo menos uma qualidade: é aberto aos... outros.

6.Não julgues ninguém pela aparência, modo de vestir ou estilo de vida. Podes magoar alguém mesmo especial que perdes em não conhecer e capaz de grandes gestos até. Serás melhor que os outros para os olhares de cima para baixo?!

7. Não tomes as pessoas por certas, cultiva a amizade e o amor.



CHEGA DE RIOS DOENTES E SEM VIDA!ASSINA E PARTILHA. OBRIGADA.
http://www.petitionspot.com/petitions/river_dangers/
http://www.gopetition.com/petitions/stop-polluting-the-earth-rivers-lakes-streets.html





ATITUDES DO DIA A DIA QUE PODEM SALVAR O PLANETA:

1. Se cada agregado familiar no Estado Unidos trocasse uma lâmpada normal por uma dessas novas lâmpadas fluorescentes compactas (de poupança de energia, ou ecológicas), a redução da poluição seria equivalente à remoção de um milhão de carros das estradas.


...
2. DESLIGAR computadores à noite
Ao desligar o computador em vez de deixá-lo em modo de descanso, você pode economizar 40 watts-hora por dia. That adds up to 4 cents a day, or $14 per year. Isso adiciona até 4 centavos de dólar por dia, ou 14 dólares por ano. Se você não quiser esperar para o seu computador iniciar, configurá-lo para ligar automaticamente alguns minutos antes de começar a trabalhar, ou arrancar enquanto você está bebendo o café...também não deixe electrodoméstico nenhum em «standby».



3. Não usar a máquina de lavar loiça para pouca loiça suja ou só de uma refeição, é preferivel acumular com a do pequeno-almoço por exemplo.Nem use a máquina de lavar roupa para lavar uma simples blusinha: ponha de molho em detergente para lavagem á mão e mãos à obra!



4. NÃO PRÉ-AQUEÇA O FORNO
. A menos que esteja fazendo pão ou bolos, não pré-aquecer o forno e no caso dos bolos, só aqueles que a receita assim o exigir, quanto ao pão, se não tem máquina própria para fpao (que já existe), então é reeivél comprar já feito. Basta ligá-lo quando você coloca no prato polegadas Além disso, ao verificar a sua comida, olhar através da janela do forno em vez de abrir a porta. O mesmo sucede com o ferro de engomar; desligue-o antes das últimas peças aproveitando o calor que ele acumulou.



5. Use vidro reciclado e recicle o vidro colocando-o, tal como embalagens e cartão / papel nos ecopontos próprios. Existem caixotes do lixo já com 3 divisórias, mas também pode optar por colocar tudo o que é para reciclar no mesmo saco e dividir na rua, junto ao ecoponto.
Vidro reciclado reduz relacionados com a poluição do ar por 20 por cento e a poluição da água relacionados com 50 por cento. Se não for reciclado pode levar um milhão de anos para se decompor.



6. Fralda com consciência:
. No momento em que uma criança é treinado WC, um pai vai mudar entre 5.000 e 8.000 fraldas, somando cerca de 3,5 milhões de toneladas de resíduos em aterros E.U. cada ano. Se você escolhe um pano ou uma solução mais ecológica do descartável, que você está fazendo uma escolha que tem um impacto muito delicado em nosso planeta.



7. secar roupa ao ar:
Seu guarda-roupa vai manter a cor e forma, e você vai economizar dinheiro.

. A sua t-shirt vai durar mais tempo também.



8. Seja vegetariano uma vez por semana (ou sempre...o ideal nos dias de hoje):
Menos uma refeição à base de carne por semana ajuda o planeta e sua dieta. Você também vai também guardar algumas árvores. Para cada hambúrguer que se originou de animais criados em floresta de terra, cerca de 55 metros quadrados de floresta foram destruídos. Não esquecer também que o consumo quase diário ou frequente de carne não é saudavél, um prato de leguminosas (feijão, grão, lentilhas etc) com arroz, sobretudo integral, é uma refeição com ferro e proteínas que pode substituir a carne. Comer peixe é saudável mas não compre mais do que a fome ou necessidade: faça um menú semanal e compre só o que necessita, não vá às compras com fome porque traz sempre mais do que o necessário...ou vá comprando a cada dia o peixe fresco que quer mesmo comer nesse dia. É preciso não esquecer que a pesca intensiva está a empobrecer os oceanos, a depauperar recursos de que outros seres vivos também dependem, fora o desperdicio de toneladas de peixe de muitos e muitos supermercados e hipermercados, praças etc que ninguém chega a comprar e que são isso mesmo: DESPERDICIO.



9. Lavar em água fria ou tépida:
Se todos os domicílios dos E.U.A. mudarem de ciclo quente-quente para aquecer-frio, poderíamos economizar a energia comparável a 100.000 barris de petróleo por dia. A água quente apenas serve para ajudar a dissolver a gordura dos pratos e não tem grande utilidade no acto de enxaguar, quem dizprtos, diz peças de roupa, até na máquina a lavagem com água quente, nem sempre é necessária.




10. Use guardanapos de pano:
Além de ser muito mais requintado (e os olhos também comem), não precisa de lavá-los á primeira nódoa...da mesma forma que não lava a sua toalha de mesa à primeira nódoa...é um exagero, e deixe que lhe diga que nesta febre anti-germes: a verdade é que boa parte do discurso alarmista é apenas um discurso comercial. Sabe-se hoje que as crianças que crescem num ambiente demasiado «esterilizado» desenvolvem mais alergias do que as outras crianças.



11. Use as duas faces de um papel:Empresas americanas estão a jogar fora 21 milhões de toneladas de papel por ano, equivalente a £ 175 por trabalhador de escritório. Para uma maneira rápida e fácil de reduzir para metade disso, definir a opção padrão de sua impressora para impressão frente e verso (impressão duplex). E quando você está acabando com seus documentos, não se esqueça de levá-los à reciclagem. É uma excelente ideia por exemplo, ter uma pasta onde guardar papéis que já não são necessários mas cujo verso está em branco: guardando para recados, tomar notas (por exemplo na faculdade para passar a limpo em casa)etc.




12. Reciclar e lêr os jornais online:
Reciclagem apenas os jornais de domingo poupariam mais de meio milhão de árvores a cada semana.



13. Seja criativo nos embrulhos:Você pode reutilizar sacolas de presente, laços e papel de eventos, mas você também pode fazer algo original usando mapas antigos, tecidos ou até mesmo jornal.Virar uma sacola de papel de dentro para fora e encher de carimbos (do seu filho ou irmão mais novo) ou marcadores para criar seu próprio papel de embrulho que é ambientalmente amigável e extra-especial para o destinatário. Existe também papel reciclado tratado de forma artistica para ocasiões especiais como um presente.



14. reutilize as garrafas de água vazias, mas também um frasco de doce que já acabou, pode ser lavado, retirada a etiqueta e fica com um frasco para guardar frutos secos por exemplo, ou rebuçados, o caso da marmelada é emblemático porque acabado o conteúdo sobra uma caixa tuperware onde vinha a marmelada e que bem lavada pode ser reutilizada para os mesmos fins que qualquer tuperware ou marmita normal.Em relação às garrafas de água de meio litro por exemplo pode reencher com chá ou água da torneira para beber ao longo do dia. Os garrafões de 5 litros podem ser reutilizados também por exemplo para transportar água de uma nascente que conheça ou azeite caseiro a vulso etc.
Quase 90% das garrafas de água de plástico não são recicladas, em vez de tomar milhares de anos para se decompor.



15. Fim aos banhos de imersão:
Não só você vai reduzir o consumo de água, mas os custos energéticos associados com o aquecimento da água.



16. Feche a torneira enquanto lava os dentes.



17. Passe menos tempo no duche.



18. Plante uma árvore
É bom para o ar, a terra, sua casa pode sombra e guardar em refrigeração (planta no lado oeste da sua casa), e eles também podem melhorar o valor de sua propriedade.

Torná-lo significativo para toda a família e plantar uma árvore por ano para cada membro, ou com um amigo especial, ficará como simbolo de amizade ou amor de ambos, quando nascer o seu filho, enfim, dê-lhe valor simbólico. Associações como a Geota,Quercus ou LPN podem esclarecer quanto às espécies a plantar e onde adquirir (até pode adquirir a meias com alguém se não for dada a árvore) ou pode recorrer à velha táctica do caroço: um pêssego; basta que depois de o comer plante o caroço num local fresco e húmido, uma nespereira, uma ameixoeira, se achar uma bolota (no parque das nações pelo chão verá muitas porque existem por lá carvalhos cerquinhos), uma aveleira até um abacateiro.



19. Use GPS no carro:
Evita filas, caminhos mais longos e considerando os preços atuais da gasolina, este é um benefício não só para o ambiente, mas o seu orçamento também.



20. Segunda mão não quer dizer estragado: Considere comprar itens de uma loja de segunda mão. Brinquedos, bicicletas, patins, e outras faixas etárias e tamanho itens específicos são rapidamente superada. Lojas de segunda mão, muitas vezes vendem esses itens em excelente condição, uma vez que são utilizados para um período tão curto de tempo, e geralmente comprá-los de volta quando você não precisar mais deles.Também existe vestuário.



21. Faça as compras perto de casa:
Considere a quantidade de poluição criada para pegar a sua comida e trazê-la para a sua mesa. Sempre que possível, comprar de agricultores locais ou mercados de agricultores (eliminando intermediários) , ajudando a economia local e reduzindo a quantidade de gases com efeito de estufa.



22.Ajuste o seu termostato investindo num termostato programável que permite regular a temperatura com base nos tempos você está em casa ou fora.MAS ACIMA DE TUDO NÃO SE ESQUEÇA QUE O AR CONDICIONADO PROVOCA EFEITO DE ESTUFA E É DE EVITAR: Vá até à praia, se está calor, beba bebidas frescas e gelados, abra as janelas, use leque e ventoinhas. No inverno use mantas de lã e opte por calafetar portas e janelas e fechar todas para manter o calor, emitido pelo aquecedor, estável. Os aquecedores a óleo são mais ecológicos e seguros, sobretudo para quem tem crianças em casa ou idosos com alguma dificuldade em ser totalmente autónomos. Estes aquecedores aquecem o ambiente sem o risco de pegar fogo a texteis em geral.



23. Peça café em chávena de loiça e não de plástico, bem como a colherzinha.
Se você começar a cada manhã com uma xícara fumegante, um apuramento rápido possível mostra que os resíduos se acumulam.Invista em copos reutilizáveis, que não só reduz os resíduos, mas mantém sua bebida quente por muito mais tempo. A maioria das lojas de café de boa vontade preencher o seu próprio copo, e muitos ainda oferecer um desconto em troca, além de que os olhos também comem e fica com outra apresentação e requinte!



24. Apague as luzes ao sair do escritório, casa de banho ou qualquer divisão, quer em sua casa, quer em hóteis e restaurantes etc.Embora quem pague os gastos aí pareçam ser outras pessoas (patrão, dono do hotel etc) , na verdade toda a humanidade paga no comprometimento dos recursos naturais.
As lâmpadas fluorescentes são mais afetadas pelo número de vezes que são ligadas ou desligadas.



25. Reciclar telemóveis velhos, computadores e electrodomésticos em geral. Já existem em garagens de grandes superficies comerciais contentores próprios para o efeito. Vá acumulando na garagem ou arrecadação e quando tiver três ou mais, deposite-os se já não funcionam, no contentor, o chamado: «ELECTRÃO». Se o electrodoméstico em causa ainda funciona mas simplesmente quer trocá-lo por outro mais actualizado: não se esqueça de quem precisa: seja alguém mais pobre, uma instituição de solidariedade social ou entregue no banco alimentar contra a fome que tem uma secção própria para o efeito, tal como para mobiliário que já não utiliza e outros poderão utilizar. Os componentes de computadores , telemóveis e outros materiais que deitar fora de impulso, são altamente poluentes para o meio ambiente e levarão anos a decompor-se...



26.Mantenha o seu veiculo
Não só você está estendendo a vida de seu veículo, mas está a criar menos poluição e poupança de gás. Um veículo devidamente mantido, filtros de ar limpo, e pneus calibrados pode melhorar muito o desempenho do seu veículo. E talvez isso não prejudique a limpar o tronco todo esse peso extra poderia custar-lhe na bomba.Se já não é viável e quer trocá-lo, opte pelas versões hibridas, ecológicas a todos os niveis incluindo na emissão de gazes poluentes. Use o chamado «ponto morto» nas descidas e não faça acelerações desnecessárias.




27. Afixe um selo de «não quero publicidade» na sua caixa do correio e não aceite a publicidade que lhe estendem na rua, para depositar no lixo, ou pior: no chão, um pouco mais à frente...pense na quantidade de árvores cuja vida estará a poupar!



28. Use papel reciclado. Porém,não adianta reciclar se ninguém comprar o papel: PREFIRA O PAPEL RECICLADO: É mais bonito e proporciona uma escrita agradável, além de poupar árvores, muitas árvoresNão sei se sabia mas existe já uma alternativa biodegradável ao plástico; sabia, por exemplo, que existem canetas feitas de milho? isso mesmo, de milho! com tratamento especial pode ser tão apto como o plástico: pode informar-se nas associações ambientalistas mas também a loja «Terra pura» em Lisboa tinha estas canetas. Não é só nas canetas que há que dar preferência aos materiais orgânicos e naturais: canecas de barro (rústicas e que deixam a água muito fresca), artigos em cortiça (bonitos, requintados, duráveis e ainda contribuem para a plantação de sobreiros), dar preferência á madeira em vez de plástico, excepto se se tratarem de madeiras exóticas: mogno, ácer etc. Já outras espécies como: carvalho, faia, freixo, cerejeira, azinho etc, contribuem para o incremento à plantação destas espécies autóctones e ameaçadas de extinção na Europa e sobretudo em Portugal.



29. Pense antes de deitar para o lixo...
Antes de deitar para o lixo alguma coisa, pense se alguém poderia precisar... Ou doar para uma instituição de caridade ou publicá-la em um site projetado para conectar pessoas e coisas, como Freecycle.org. Os restos de comida podem ajudar muitos animais que agonizam de fome e abandonados nas ruas: como cães e gatos (o que tornaria desnecessários os canis).



30. preferir a lavagem automática do seu carro:
Lavagens de carro profissionais são muitas vezes mais eficientes, com consumo de água menor e mais rápidas, não lhe «queimando» o fim de semana com uma actividade tão desinteressante e cansativa.



31. Reutilize os sacos de plástico e prefira sacolas (de pano, de palhinha ou verga ou até de papel resistente). Os sacos de plástico não são biodegradáveis, e estão a fazer muitos estragos nos nossos oceanos e vida animal marinha, sobretudo aves aquáticas ou que vivem de peixe como os albatrozes. Há crias de albatroz que morrem de desnutrição e em cujo papo foram encontrados apenas pedaços de plástico confundidos com pequenos peixes pela progenitora que achando estar a matar a fome aos filhotes, está na verdade a matá-los à fome.



32. Use hastes de algodão com um fuso em cartão nos seus cotonetes
Algumas marcas de algodão, cotonetes têm um fuso de cartão, enquanto outros são feitos de plástico.A energia do petróleo salvas por ano seria equivalente a mais de 150.000 galões de gasolina.



33. Pague as contas pela internet ou caixa multibanco
Por algumas estimativas, se todas as famílias dos E.U.A. pagarem suas contas online e receberem declarações electrónicas, em vez de papel, nós poderiamos poupar 18,5 milhões de árvores a cada ano, 2,2 bilhão de toneladas de dióxido de carbono e outros gases de estufa e 1,7 biliões de quilos de resíduos sólidos. Do mesmo modo: não peça recibo nas caixas multibanco se o vai deitar fora a seguir ou não vai servir para nada a não ser encher a carteira e peça ao seu banco que não mande cartas por qualquer ninharia...peça, por exemplo, o extracto bancário online.





34. Use baterias recarregáveis:
Cada ano 15 biliões de baterias produzidas e vendidas (e a maior parte deles são descartáveis pilhas alcalinas) são depositadas no lixo normal, EM VEZ DO «PILHÃO» COMO DEVERIA SER.... e apenas uma fração é reciclada. O chumbo é altamente poluente, bem como o mercúrio e envenenamos o Planeta que filhos e netos podem vir a herdar, mas também nos vamos envenenando desde já, desde o momento em que não colocamos as pilhas nos contentores próprios...
Compre um carregador e alguns conjuntos de pilhas recarregáveis. E na manhã de Natal, quando todas as lojas estão fechadas? You'll be fully stocked. Você estará totalmente abastecido.



35. Use menos o automóvel: isto é essencial! As mudanças climáticas que causam fomes, tragédias naturais, secas, tempestades tropicais, sofrimento para tanta gente no presente e no futuro também...somos todos nós que vamos pagar, apenas porque há pessoas egoistas o suficiente, comodistas o suficiente, inconscientes o suficiente, para não prescindir deste luxo em tempos da tal suposta «crise»...
Não há razão para preferir o automóvel: existem comboios, metropolitano, eléctricos: sendo que qualquer um destes é um meio de transporte ecológico e sobretudo RÁPIDO! que lhe permite dormitar, pôr a leitura em dia, fazer crochet: enfim, relaxar sem se preocupar com o trânsito. Use a bicicleta, que é um desporto além de ser usada como meio de transporte. Aproveite as ciclovias e desfrute de uma sensação de liberdade maior. Use autocarros, que se todos o fizessem, ainda que não seja o meio de transporte mais ecológico, muito CO2 não seria enviado para a atmosfera.



36. Prefira electrodomésticos de categoria A na poupança de energia. Poupa também nas contas de electricidade...peça ajuda aos funcionários da loja para encontrar estes electrodomésticos (não é dificil).Invista em painéis solares! Portugal é um país solarengo e deve aproveitar esse recurso. O investimento inicial pode ser mais caro, mas a médio e longo prazo terá energia gratuita para o resto da vida!



37. Nas casas de banho públicas opte pelos secadores em vez de toalhetes para secar as mãos. Não use mais papel que o necessário se não houver opção, não descarregue todo o rolo de papel higiénico por lá existente ( o seu «traseiro» não é assim tão grande pois não?). Não deixe as torneiras da casa de banho abertas ou a pingar, feche bem nem que seja com um pedacinho de papel (se tiver esse pudor a nivel de higiene, ou para facilitar o fecho de uma torneira empenada: esforçe-se! é pelo seu futuro e dos seus filhos e netos...), também não precisa de descarregar todo o sabão liquido da casa de banho: também ele é poluente...




38. Em vez de lenços de papel, traga consigo lenços bonitos (talvez bordados) de pano: ajuda os nossos artesãos a viver da sua arte e serem felizes, é mais requintado, elegante e ecológico e se os quiser com cheirinho de alfazema existem 2 truques: enrolar um pouco de alfazema, à venda em dietéticas,no lenço, ou duas gotas de essência a seu gosto e vai cheirando como aromaterapia, sendo até que a aromaterapia beneficia o ambiente porque estimula a biodiversidade! Toda a vida se usaram de pano, até aparecerem os de papel e nunca foi nem será falta de higiene! não caia na febre germe-fóbica actual que é um histeria sem sentido, a não ser comercial.



39. Escolha produtos: de higiene, detergentes, materiais de construcção etc, sempre na versão menos tóxica para o ambiente: biodegradáveis, menos poluentes, mais naturais. Se é pintor artistico nas horas vagas não use tintas a óleo, prefira a aguarela ou acrilico que têem menos poluentes. Opte por produtos não testados em animais não só pelos animais em si, mas porque estes produtos tendem a ser menos quimicos e sintéticos e portanto mais naturais. Use algodão criado de forma ecológica porque o algodão é um caso particular de ofensa ambiental; informe-se e verá.Existe uma marca de detergentes chamada «ECOVER» que é 100% amiga do ambiente, mas na ausência deste existem versões biodegradáveis sem fosfatos e prefira os que podem ser reutilizados com recurso a recargas.Informe-se junto de associações ambientalistas como a Quercus, Geota e LPN sobre os locais mais seguros e o melhor destino a dar aos restos de materiais de construcção ou outros quimicos.

40. Espalhe a informação:Se cada pessoa que você conhece recebesse esta mensagem (por escrito, email, etc)poderia tomar um pequeno passo em direção a um mundo melhor: mais são! e o esforço colectivo começa por ser individual.



41. Não deite óleos usados no lava-loiça ou pela sanita, reutilize um garrafão de água para o ir guardanodo na dispensa e quando tiver alguns bons litros informe-se junto da câmara municipal, junta de freguesia, ou associações ambientalistas sobre o melhor destino a dar a esses óleos. Como é sabido já existem carros e uma rede de transportes públicos inteira que usa o Bio-diesel. A sanita de resto também não deve ser depósito de algodões e cotonetes usados, pensos higiénicos e tampões entre outros objectos...



42. Faça o seu próprio adubo pela bio-combustagem dos seus restos da cozinha como: cascas de frutos, restos de arroz e outros restos não aproveitáveis por ser nenhum, nem por ninguém, para adubar a sua hortita ou jardim: o melhor adubo, o mais saudável é o natural. Outra solução é plantar leguminosas, sobretudo favas, feijão ou lentilhas no espaço de terreno que tiver em pousio, estas plantas acumulam azoto que é um fortificante natural do terreno. Faça uma hortita: é bom para si que come produtos mais naturais e frescos, criados por si e é bom para o ambiente e biodiversidade. Se não pode ter horta por impossibilidade logistica, então adquira plantas, muitas plantas, plante flores, morangueiros e ervas aromáticas ou flores comestivéis nos seus vasos na varanda ou interior da casa (no caso de plantas compradas e ornamentais), porque cada planta liberta oxigénio e até o ar em casa fica mais fresco. Cuide bem delas: vá mudando para vasos maiores e mudando a terra.



43. NÃO DEITE LIXO NO CHÃO NEM BEATAS DE CIGARROS (ESTAS SÃO PREJUDICIAIS SOBRETUDO NOS AREAIS DAS PRAIAS...)E ENSINE ESTE VALOR/PRINCIPIO CIVICO AOS SEUS FILHOS, SOBRINHOS, NETOS, ALUNOS OU AFILHADOS, PARA QUE TENHAMOS UMA GERAÇÃO MAIS RESPONSÁVEL E CIVILIZADA. NEM LIXO PEQUENO, NEM GRANDE: MÁQUINAS DE LAVAR E SANITÁRIOS ESPALHADOS POR ESPAÇOS FLORESTAIS É DE UM PAÍS DE 3º MUNDO! TAMBÉM NÃO ATIRE BEATAS DE CIGARRO PELA JANELA QUE HÁ RISCO DE INCÊNDIO!



45. Passe palavra: espalhe a informação! informar pode não resultar logo mas vai conscencializando...envie por mail, ou faça posts em vários locais onde faça falta esta informação toda, ou espalhe a palavra oralmente.See more




DESFAZERMO-NOS DE TONELADAS DE LIXO QUE PRODUZIMOS DE FORMA ECO. E HUMANITÁRIA, COMO PROTEGER A NATUREZA E OS ANIMAIS, AJUDAR OS OUTROS DANDO O QUE JÁ NÃO PRECISES///LINKS ÚTEIS

http://www.valormed.pt/?option=com_content&view=article&id=14&Itemid=15
LINKS ÚTEIS:
PONTOS ELECTRÃO:
http://www.amb3e.pt/mapaCentros.aspx?lang=pt&id_object=1199&name=Pontos-Electrao
RECOLHA DE ÓLEOS USADOS:
(sugestão: ir guardando em velhos garrafões de água vazios e quando tiver uma boa quantidade entregue nos pontos de reutilização/reciclagem/recolha)
http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1p490p338
http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9900/grupo0037_resolidos/
http://ambiente.kazulo.pt/9449/pontos-de-recolha-de-oleo-alimentar-sao-obrigatorio.htm
http://economiafinancas.com/2010/04/26/pontos-de-recolha-de-oleos-alimentares-e-residuos-de-equipamentos-electricos-e-electronicos-em-lisboa/
ENTREGA DE MEDICAMENTOS FORA DO PRAZO DE VALIDADE PARA RECICLAGEM:
href="http://mundosaudavel.ocasiao.pt/tag/medicamentos/ ">http://mundosaudavel.ocasiao.pt/tag/medicamentos/
http://www.cscarnaxide.min-saude.pt/jornal/artigo.asp?rev=11%2C3%2C17
ENTREGA E RECICLAGEM DE RESIDUOS TÓXICOS:
http://reciclagem10a.blogspot.com/
residuos.quercus.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/DocSite2229.pdf
http://www.europages.pt/anuario-empresas/did-environns24/hc-21667N/resultados.html
(A QUERCUS DISPÕE DE UM CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE RESIDUOS E RECICLAGEM):
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultCategoryViewOne.asp?categoryId=458
Informações também em:
Quinta Dos Almosteis Rua Miguel Bombarda, 71 2689-508 Sacavem - PORTUGAL Tel: +351 219 49 92 80
MEDICAMENTOS FORA DO PRAZO DE VALIDADE: RECOLHA E TRATAMENTO:
http://www.valormed.pt/?option=com_content&view=article&id=14&Itemid=15 (Mas basicamente é suposto entregarem-se na farmácia)
RECOLHA DE MONOS(PELOS MUNICIPIOS):
http://lisboalimpa.cm-lisboa.pt/index.php?id=978
http://www.valorsul.pt/default.asp?SqlPage=content&CpContentId=15613
RADIOGRAFIAS QUE JÁ NÃO PRECISE:
http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1p490p174&l=1
RECICLAGEM DE ROLHAS DE CORTIÇA:
http://greencork.wordpress.com/
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=2359
ROUPA QUE JÁ NÃO PRECISAMOS MAS QUE PODE SER USADA POR QUEM PRECISA:
http://tralhasgratis.forumeiros.com/fundo-de-solidariedade-f48/humana-portugal-onde-posso-entregar-a-minha-roupa-usada-t17958.htm
http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=3763
MOBILIÁRIO QUE JÁ NÃO PRECISAMOS, PARA SERVIR A QUEM PRECISA (MOBILIÁRIO EM BOM ESTADO, BEM COMO ELECTRODOMÉSTICOS):
http://paroquiasaonicolau.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=156&Itemid=202
http://aeiou.expresso.pt/do-velho-se-faz-novo=f142392
http://www.bancodebensdoados.pt/
http://www.pai.pt/institui%C3%A7%C3%B5es-humanit%C3%A1rias/movimento-emaus-portugal/y:pt_2476333_1__1.html
http://www.hotfrog.pt/Empresas/Associac-o-Reto-a-Esperanca
COMPRA DE ARTIGOS EM SEGUNDA MÃO:
http://www.portaldacrianca.com.pt/categorias-2mao.php?cat=artigos
http://www.trocasebaldrocas.net/funciona.php
http://www.a-loja.blogspot.com/
http://portocity.olx.pt/loja-de-artigos-em-2-mao-iid-11933876
http://www.algarve123.com/pt/Artigos/3-125/Usado_para_uma_vida_nova
SUPERMERCADOS DE PROBUTOS BIOLÓGICOS/ECOLÓGICOS (ALÉM DAS GRANDES SUPERFICIES):
http://www.biocoop.coop/
http://www.biomiosotis.com/
http://www.espiral.pt/
http://www.celeiro-dieta.pt/
http://www.terrapura.pt/
SUPERMERCADOS E HIPERMERCADOS EM GERAL TAMBÉM.
AS NOSSAS ESCOLHAS NO SUPERMERCADO TAMBÉM INFLUENCIAM O MEIO AMBIENTE. FELIZMENTE JÁ EXISTEM OPÇÕES PARA TODAS AS BOLSAS QUE AJUDAM A PRESERVAR O PLANETA E QUE SÃO AO MESMO TEMPO MAIS SAUDÁVEIS!

AQUI FICAM LINKS ÚTEIS:

SE VIRMOS ANIMAIS A SEREM MALTRATADOS:
http://www.facebook.com/topic.php?topic=14154&uid=290471190020#!/photo.php?pid=330596&o=all&op=1&view=all&subj=290471190020&aid=-1&id=100000111674015
COMER MENOS CARNE É SAUDÁVEL E PROTEGE ANIMAIS E AMBIENTE:
http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Ciencia_e_Saude/2007/12/13/estudo_confirma_que_consumo_excessivo_de_carne_pode_causar_cancer_pulmonar_2075743.html
SUPERMERCADOS QUE AJUDAM A EVITAR A PESCA EXCESSIVA E EMPOBRECIMENTO DOS OCEANOS: DÁ PREFERÊNCIA A ESTES...
http://www.greenpeace.org/portugal/ranking3
ANTES DE COMPRAR COSMÉTICOS OU PRODUTOS DE HIGIENE E DETERGENTES CONSULTEM ESTE SITE, PARA EVITAR «PREMIAR» EMPRESAS QUE TESTAM OS PRODUTOS EM ANIMAIS...
http://search.caringconsumer.com/search_list_icons.aspx?Donottest=-1&Product=0&Dotest=0+ SER VEGETARIANO PODE SER O FUTURO DA ALIMENTAÇÃO MUNDIAL: AJUDA O PLANETA E OS ANIMAIS:
http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php?topic=703.0
CARNE CRIADA AO AR LIVRE: PARA QUEM ACHAR CARA A BIOLÓGICA (QUE NÃO É TÃO CARA ASSIM E COMPENSA NA SAÚDE E RESPEITO PELOS ANIMAIS):
http://www.farmland-thegame.eu/tech_sheet_04_broilers_pt.html
CARNE BIOLÓGICA MAIS BARATA ( E PRODUTOS HORTICULAS QUE EVITAM ENVENENAMENO DE LENÇÓIS DE ÁGUA COM PESTICIDAS, SÃO MAIS SAUDÁVEIS, SABOROSOS E ESTIMULADORES DA BIODIVERSIDADE):
http://aeiou.visao.pt/carne-biologica-no-mercado-da-ribeira=f555933
TRÁFICO E AQUISIÇÃO DE ESPÉCIES EXÓTICAS E SUB-PRODUTOS: FAÇA UM FAVOR AO PLANETA: NÃO COMPRE!!!
http://territorioanimal.wordpress.com/tag/trafico-de-animais-silvestres/
http://www.cites.org/
UMA BOA FORMA DE EVITAR TUDO ISTO É O CHAMADO «ECOTURISMO»! O ECOTURISMO EVITA ERROS AMBIENTAIS NAS COMPRAS DOS TURISTAS E NO FUNDO TEM OPÇÕES MAIS SAUDÁVEIS E NATURAIS DE TURISMO:

O SITE A SEGUIR EXPLICA TUDO (OU QUASE):
http://www.slideshare.net/cristinacmm/ecoturismo-2328020
E NUNCA POR NUNCA COMPREM CASACOS OU OUTRO TIPO DE VESTUÁRIO DE PELES DE ANIMAIS SELVAGENS (MESMO QUE CRIADOS EM CATIVEIROS)!
http://www.pea.org.br/crueldade/peles/index.htm





MELHORAR O MUNDO NO TEU DIA A DIA:

1.Se alguém desiste de ti com a maior das facilidades não lamentes! ou será que querias alguém na tua vida que à minima contrariedade te volta as costas?! é preciso «punir» socialmente os que exigem dos outros o que não começam por exigir a si mesmos!!!


2.Quantas vezes criticar os outros é mais fácil que imitar a sua coragem...







QUANDO O TINTEIRO DA TUA IMPRESSORA ESTIVER «SECO» RECARREGA-O, NÃO COMPRES OUTRO NOVO: ESTA OPÇÃO DE RECARREGAR JÁ EXISTEM EM PORTUGAL E SAI-TE MAIS BARATO A TI E AO AMBIENTE:
http://www.smart-cartridge.com.pt/






O ouro, a prata, as pedras semi-preciosas, o metal é todo ele anti-ecológico e prejudicial! Mas existe um novo material lindissimo que faz jóias, malas, sapatos lindissimos e estimula a plantação de sobreiros, a reflorestação: A cortiça! Além disso não sacrifica animais, não usa tintas tóxicas e até como material de construcção é durável e térmico no inverno , fresco no verão...
http://www.corkwood.eu/





Doa os teus brinquedos de miúda à ajuda de berço: dá-lhes uma segunda vida e às crianças uma grande alegria:

RECOLHA DE BRINQUEDOS QUE, CLARO, JÁ NÃO USAM E SÃO A MAIORIA DE NÓS AQUI...NÃO VÃO PAERA OUTRO PAÍS, VÃO PARA CRIANÇAS ABANDONADAS E VITIMAS DE MAUS TRATOS EM PORTUGAL («AJUDA DE BERÇO»).

O POSTO DE ENTREGA É NA: Sede Social e Centro de Acolhimento de AlcântaraAvenida de Ceuta nr 51 - Rc
1300 - 125 Lisboa
Tels: 213 628 274/ 276 / 277
Fax: 213 628 275

Ao clicar neste botão (apesar do titulo) és redireccionado ou redireccionada para um link onde desde cancro, fome, florestas,água etc: são muitas as causas para as quais podes doar clicando apenas, só isso.




Completando estes puzzles simples estás a doar para várias causas:ambientais e humanas:




Clicando aqui, sem dar um tostão sequer, estás a ajudar a combater a fome no mundo:




Clica para doar a causas ambientais: sem dar um tostão...


Os teus conhecimentos, a tua cultura geral, por escassa que seja, pode ajudar a combater a miséria. De simples 2 ou 3 perguntas a que respondes eles doam...

As hortas urbanas são uma solução de humanização da cidade, de melhoria de qualidade de vida na mesma, de socialização, de boa economia familiar, de poupança de dinheiros para o Erário público.
Liga-te a esta causa: clica no ícone da Bio-horta.









Tens electrodomésticos desactualizados que já não precises? se ainda funciona não coloque no electrão: há quem possa beneficiar deles ainda...ou cobertores? ou mesas? podes doar a quem não tem nadinha de nada aqui:

Avenida de Ceuta – Bº Quinta do Cabrinha, nº 10 Loja G
1300-906 Lisboa
Telf. 213 600 500
Fax: 213 600 509

E-mail: bancodebens@entrajuda.pt


Detergentes ecológicos: lavam tão bem ou melhor que os outros, sendo que não causam dermatites de contacto ou alergias a médio e longo prazo além de menos agressivos para a pele em casos de lavagem à mão. Procurem no «Celeiro», lojas de produtos bio como a «Miosótis» em S. Sebastião ou nas grandes superficies.


JUNTA-TE AO MOVIMENTO. FAZ A POBREZA PASSAR Á HISTÓRIA.



No link http://www.makepovertyhistory.org/takeaction/ eles têem a opção em português ou pode haver tradução com google translator. Mas assim que tiver tempo eu troco por miúdos o que lá diz. e obrigada, como sempre :-)





Podemos sempre fazer alguma coisa pelo país que nos criou, alimentou e nos fez quem somos. Nem que seja uma vez por ano...

http://www.limparportugal.org/






Dentes a doer? gengivas inflamadas? esquece os elixires, não apenas por serem bastante poluentes, como, como já dizia a minha avó, os remédios antigos são os melhores e mais fortes. Sabias que o melhor elixir de todos é a água oxigenada? Se for 10 volumes como elixir, 20 como branqueador de roupa ou em alternativa à lixivia. A ALTERNATIVA ECOLÓGICA E SAUDÁVEL.

http://anossavida.pt/forum/periodentite-doenca-gengivas

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTEM MAS SOBRETUDO PARTICIPEM DOS DESAFIOS E SE OS ACEITAREM COMENTEM TAMBÉM. OBRIGADA.