BEM VINDOS!

Os guerreiros da paz são um sonho meu, não dificil de realizar, embora trabalhoso, de criar uma página onde quem tenha pouco tempo, pouca paciência ou pouco dinheiro mas boa vontade e sentido de missão e "dever moral" se possa rever, possa ajudar a moldar um mundo mais justo, com menos dor: venha ela dos seres humanos, dos animais ou até da natureza/ambiente.


Não precisa mais que isso: boa vontade, alguns segundos por dia ou por semana, para vir aqui dar o seu pequeno contributo, pequeno não é insignificante porque todos podemos fazer alguma coisa, nem que pouco seja: todos juntos faremos a força!



é uma página de activismo e consciencialização on-line, também de informação sobre temas úteis ao planeta e a vida nele.



Há muitas formas simples de ajudar on-line: clicar para doar (sem dar dinheiro) , informar-se e consciencializar-se, assinar petições e protestos, enviar cartas e e-mails de protesto e apelos etc.

O espirito que busco nesta página, que já vem do tempo do HI5, é um espirito de luta NÃO VIOLENTA NEM BELICISTA claro! espirito de luta pacifica pelo bem. Garra, inconformismo com a miséria a dor e falta de esperança: é essa a nossa «luta» que toda a guerra , mesmo que digam que é pela paz, nunca é pela paz, nem de paz , nem traz paz!

Sigam o blogue e convidem amigos. Um abraço.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Caros amigos, depois de fazer queixa de uma loja de animais na Amadora, que é na verdade um chiqueiro de 5ª categoria, parece que houve visita e as coisas melhoraram mas hoje passei por lá e de novo voltaram a piorar...

Têem papagaios em gaiolas minúsculas no chão (que é fonte de stress adicional para as aves, dado que é no chão que correriam maior perigo na natureza...), aves tão exóticas que duvido que seja legal comercializá-las, aves em gaiolas onde não há luz, não se conseguem mexer...um horror!


EIS O QUE PEÇO:

JÁ PERCEBI QUE SÓ INDO PESSOALMENTE Á DIRECÇÃO GERAL VETERINÁRIA, A UMA DAS SUAS DELEGAÇÕES E DENUNCIADO CARA A CARA ISTO LÁ VAI! E É O QUE FAREI SE DEUS QUISER, MAS SE SABEM DE OUTRAS LOJAS ONDE SE PRATIQUEM ESTES TERRORES POR FAVOR JUNTEM EM REPLY AO POST EM BAIXO: NOME DA LOJA, MORADA OU TELEFONE, NÃO PRECISO DE NOMES NEM USAREI O VOSSO, SERÃO QUEIXAS ANÓNIMAS.

EM RELAÇÃO A ESTA LOJA EM PARTICULAR, ESCREVI UMA CARTA PARA DAR FORÇA Á QUEIXA, POR FAVOR FAÇAM COPY/PASTE, COPIEM, COLEM E ENVIEM PARA A DIRECÇÃO GERAL VETERINÁRIA E ASAE. OBRIGADA.



EXmª (ª) Senhor (ª):

Muito se tem criticado o trabalho da ASAE mas a ASAE pelo menos trabalha, funciona, ao contrário de muitos outros institutos em Portugal!
No entanto há uma actividade económica que tem escapado à atenção da ASAE e que merecia mais atenção:
AS LOJAS DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO / PETSHOPS

Eu conheço, pelo menos três (mas há mais, seguramente, tenho amigos atentos às que os rodeiam e que podem acrescentar nomes à lista nos próximos dias, a existirem, que eu creio que sim).

Uma delas, na Amadora, é um pavor! Atropela de tal forma o bem-estar dos animais e condições sanitárias que eu eu a apelidei de campo de concentração para animais…
Há não muito tempo tinham uma avezinha presa por um cordel…colado, às penas do peito, cada vez que ele se assustava aleijava-se porque se esquecia que tinha as penas coladas ao cordel. Para beber água, bem suja, diga-se, cheia de excrementos da ave, tinha que fazer um esforço hercúleo para puxar um baldinho de metal, uma vida triste, mas não a pior: um papagaio, animal dado a depressões e comportamentos estereotipados devido ao stress, estava instalado numa gaiola para hamsters!!! Parte das aves, incluindo um papagaio, estavam doentes sem que o dono da loja tenha tido isso em atenção, além de a água estar suja em quase todos e as dimensões das gaiolas serem a desgraça que eu já ilustrei…

POIS, CALCULO EU QUE TENHA HAVIDO VISITA PORQUE ESSES CASOS FLAGRANTES JÁ LÁ NÃO ESTÃO...ESTÃO OUTROS AGORA: CONTINUAM A HAVER AVES EM GAIOLAS MINÚSCULAS, ONDE NEM MEXERSE DA MESMA POSIÇÃO O DIA INTEIRINHO PODEM...AVES DE GRANDE PORTE EM GAIOLAS EXIGUAS NO CHÃO (FONTE ADICIONAL DE STRESS PARA AVES, QUE ASSIM ESTÃO EM STRESS TODO O DIA...) E SEM LUZ APERTADAS E ATAFULHADAS COMO OBJECTOS.
MAS O PIOR EU AINDA NÃO DISSE:

TÊEM AVES TÃO EXÓTICAS QUE SINCERAMENTE DUVIDO QUE ESTEJAM LEGAIS, UMA VISITA DA GNR E AUTORIDADES COM RESPONSABILIDADE NISTO, DEVERIA OCORRER! JÁ OUVIU FALAR DE UMA AVE CHAMADA TOUREC? EU TAMBÉM NÃO...MAS ESTÁ LÁ QUANDO NEM NO ZOO A VI ALGUMA VEZ! CHAMEI A ATENÇÃO DO DONO DA LOJA PARA UMA CATURRA GRAVEMENTE DOENTE (ASMA POSSIVELMENTE, QUE SEM SER TRATADA É FATAL) E A REACÇÃO DELE FOI BATER NA GAIOLA Á BRUTA PARA VER COMO A AVE REAGIA...DEPOIS DISSO DISSE QUE «JÁ TRATAVA DO ASSUNTO» MAS FRANCAMENTE, DO QUE EU CONHEÇO DESTA LOJA: DUVIDO! ATÉ PORQUE PARA A AVE ESTAR NAQUELE ESTADO JÁ ESTÁ DOENTE HÁ MUITO!!! O CHEIRO É HORROROSO NA LOJA, TAL A IMUNDICIE!

INFELIZMENTE MUITAS AVES SÃO COMERCIALIZADAS E NÃO DEVERIAM, MUITAS LOJAS DEVERIAM SER FECHADAS JÁ E NÃO SÃO, OUTRAS NEM DEVERIAM TER ABERTO NAS CONDIÇÕES EM QUE ABRIRAM...QUANDO É QUE ISTO TEM UM FIM? QUANDO É QUE ALGUÉM PENSA NESTAS POBRES CRIATURAS SEM VOZ PARA SE DEFENDER OU NO CONSUMIDOR QUE COMPRA UMA AVE DOENTE PARA LHE MORRER EM CASA, OU TRAUMATIZADA COM COMPORTAMENTOS ESTEREOTIPADOS QUE SÓ LHE DARÁ RALAÇÕES? AO MENOS DEFENDAM OS CONSUMIDORES JÁ QUE AS AVES NÃO TÊEM SIDO DEFENDIDAS!

Outra loja, na zona do campo pequeno, tem cachorros atrás de uma montra onde mal cabia uma lagartixa e que mal se podem mexer.
Outra tem animais de tal modo apinhados e sobrepovoada que é um mistério como ainda estão vivos.

Mas o pior são os animais vendidos em feiras: ao sol e com água já quente, ou ao frio gelado e chuva, espalhados pelo chão, em gaiolas demasiado exíguas, muitos doentes e para mim: acabam por ser um perigo para a saúde pública.

Vossa excelência tem animais em casa? Se sim, sabe tão bem quanto eu que têem sensibilidade, inteligência, sentimentos e que sofrem e adoecem tal e qual como nós! Não são meros objectos numa sociedade civilizada, que não seja do terceiro mundo! Afinal estamos na união europeia ou não?
Nenhum ser humano digno desse nome, bem formado, pode ficar indiferente, além de lugares destes darem um péssimo exemplo de falta de respeito pela vida às crianças e se queremos adultos responsáveis no amanhã…

RELEMBRO A VOSSA EXCELÊNCIA OS DIREITOS DOS ANIMAIS SEGUNDO VÁRIAS LEIS:

«… Artigo 1º
1. Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º
1. Todo o animal tem o direito de ser respeitado.
2. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou de os explorar, violando esse direito. Tem a obrigação de empregar os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
3. Todos os animais têm direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem.

Artigo 3º
1. Nenhum animal será submetido a maus tratos nem a actos cruéis.
2. Se a morte de um animal é necessária, esta deve ser instantânea, indolor e não geradora de angústia.

Artigo 4º
1. Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e a reproduzir-se.
2. Toda a privação de liberdade, incluindo aquela que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º
1. Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente em contacto com o homem, tem o direito a viver e a crescer ao ritmo das condições de vida e liberdade que sejam próprias da sua espécie.
2. Toda a modificação do dito ritmo ou das ditas condições, que seja imposta pelo homem com fins comerciais, é contrária ao referido direito.

Artigo 6º
1. Todo o animal que o homem tenha escolhido por companheiro, tem direito a que a duração da sua vida seja conforme à sua longevidade natural.
2. O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.

Artigo 7º
1. Todo o animal de trabalho tem direito a um limite razoável de tempo e intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º
1. A experimentação animal que implique um sofrimento físico e psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de experimentações médicas, cientificas, comerciais ou qualquer outra forma de experimentação.
2. As técnicas experimentais alternativas devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9º
1. Quando um animal é criado para a alimentação humana, deve ser nutrido, instalado e transportado, assim como sacrificado sem que desses actos resulte para ele motivo de ansiedade ou de dor.

Artigo 10º
1. Nenhum animal deve ser explorado para entretenimento do homem.
2. As exibições de animais e os espectáculos que se sirvam de animais, são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º
1. Todo o acto que implique a morte de um animal, sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida.

Artigo 11º
1. Todo o acto que implique a morte de um animal, sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida.

Artigo 12º
1. Todo o acto que implique a morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, um crime contra a espécie.
2. A contaminação e destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13º
1. Um animal morto deve ser tratado com respeito.
2. As cenas de violência nas quais os animais são vítimas, devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se essas cenas têm como fim mostrar os atentados contra os direitos do animal.

Artigo 14º
1. Os organismos de protecção e salvaguarda dos animais devem ser representados a nível governamental.
2. Os direitos dos animais devem ser defendidos pela Lei, assim como o são os direitos do homem.

Esta declaração foi proclamada em 15 de Outubro de 1978 e aprovada pela UNESCO, e posteriorment
e, pela ONU.»

Aqui poderá vossa excelência encontrar todas as leis que são violadas sem pudor, debaixo «do nariz» das autoridades:

http://aaac.wordpress.com/direito-dos-animais/

LEI PORTUGUESA:
Portaria n.º 1427/2001 de 15 de Dezembro de 2001

POR FAVOR: FAÇAM CUMPRIR AS LEIS!!! É JÁ TEMPO DAS LOJAS DE ANIMAIS E FEIRAS QUE OS COMERCIALIZAM RECEBEREM UMA VISITA!


Bom, cá vão os nomes e moradas das lojas e feiras:

FEIRA DE S.PEDRO DE SINTRA: Realiza-se na 2ª e 4ª domingo de cada mês.
FEIRA DA BRANDOA: Todos os domingos do mês.

Obrigada pela sua atenção (NOME e profissão)


Agora é só copiar / colar e enviar.


correio.asae@asae.pt
dirgeral@dgv.min-agricultura.pt
cenega@dgv.min-agricultura.pt
omv@omv.pt
lpda.sec@gmail.com






Será que os cães vadios são mesmo um perigo para a saúde pública? a resposta é um NÃO REDONDO!!! o que faz deles um perigo para a saúde pública é o facto de agonizarem com fome, porque É JUSTAMENTE A FOME QUE QUEBRA AS SUAS DEFESAS A SUA IMUNIDADE E O ADOECE! OS CÃES VADIOS PODEM MORDER: NÃO É BEM ASSIM... não mordem j...amais quem lhes dá de comer e se não tiverem fome são apenas agressivos face a outros cães fora da mini-matilha, para defender aquele pedaço de território onde há comida. AS VANTAGENS DE TER ESTES CÃES POR AÍ EM VEZ DE NUM CANIL SÃO CLARAS: SÃO UM ALAMRME DE ALERTA PARA O QUE DE MAL VAI NA RUA FORA DE HORAS E ACABAM POR SE TORNAR CÃES DE GUARDA DE OCASIÃO.

É CLARO OS QUE SÃO RECOLHIDOS PELO CANIL SÃO CONDENADOS Á PARTIDA E SÃO ENJAULADOS. TEMOS NÓS O DIREITO DE O FAZER?
O ser humano age como se tivesse direito a tudo debaixo do sol...como pequenos Deuses que mandam e desmandam na vida e a moldam aos seus interesses egoistas. NINGUÉM ME TIRA DA CABEA QUE FOI TALVEZ POR ISSO QUE DEUS PERMITIU QUE UM SIMPLES MOSQUITO COMO O DO NILO E OUTROS, OU TUBARÕES, FELIDIOS DE GRANDE PORTE, CORCODILOS E URSOS NOS PUDESSEM COMER: PARA NOS DAR UMA LIÇÃO DE HUMILDADE E NOS PÔR NO NOSSO LUGAR...


IMORAL TAMBÉM É COMPRAR CÃES SÓ POR SEREM DA RAÇA X OU EM LOJAS QUANDO HÁ CENTENAS DE CÃES EM CANIS MUNICIPAIS E HAVENDO MAIS ESCOLHA AINDA EM ASSOCIAÇÕES AMIGAS DOS ANIMAIS!

NÃO ACREDITEM QUANDO VOS DISSEREM QUE É ERRADO ALIMENTAR OS ANIMAIS DA RUA! EM VEZ DE DESPERDIÇAR COMIDA E ATIRÁ-LA PARA O LIXO, PELO MENOS DEVERIAMOS RETRIBUIR A OUTROS SERES O QUE EXPLORAMOS DA NATUREZA.
http://grandesamigospetshopsalvador.wordpress.com/category/pets/caes/page/4/
http://ths.gardenweb.com/forums/load/pets/msg0216530110460.html



Conheçam a história do Cher ami, um pombo que salvou a vida a 200 homens durante a guerra mundial. Alimentar os pombos, ao contrário do que se diz não é um perigo para a saúde pública, disso posso eu dar testemunho porque tenho uma tia com 80 anos , rija, forte como um touro, que nunca vai ao médico nem apresenta queix...as de saúde nenhumasd, que criou pombos em casa, uns para comer outros por gosto só. Os pombos só são um perigo para a saúde pública se andarem varados de fome: aí adoecem...









(Cher ami)







http://www.homeofheroes.com/wings/part1/3b_cherami.html

































O modo hediondo como pagamos a estes bichinhos a doçura:















SEMPRE QUE VIRES UM ANIMAL SER MALTRATADO LIGA PARA ESTE Nº: 808200520 E EXIGE QUE CUMPRAM O DEVER LEGAL DE TOMAR UMA ATITUDE. ESCREVE-O NOS CONTACTOS DO TEU TELEMÓVEL PARA ANDAR SEMPRE CONTIGO.



Mal comece o verão e logo começam a aparecer animais abandonados...
sem nenhuma justificação para isso, porque há muitos locais onde deixar os animais nas férias! Eis alguns exemplos...

http://coimbracity.olx.pt/jovem-disponivel-para-cuidar-dos-seus-animais-durante-as-ferias-iid-68757076

http://www.google.pt/search?as_q=cuido+de+c%C3%A3es+durante+as+suas+f%C3%A9rias&hl=pt-PT&num=10&btnG=Pesquisa+do+Google&as_epq&as_oq&as_eq&lr&cr=countryPT&as_ft=i&as_filetype&as_qdr=all&as_occt=any&as_dt=i&as_sitesearch&as_rights&safe=images


O QUE NÃO DEVERIAMOS MESMO FAZER SE GOSTAMOS DOS ANIMAIS:

Certos animais deveriam mesmo estar na natureza:

1. NÃO adquirir animais demasiado exóticos: eles nunca deixarão seus instintos naturais ATRÁS: CATATUAS, PAPAGAIOS DE GRANDE E MÉDIO PORTE GRANDE: eles nunca se ajustarão COMPLETAMENTE ao cativeiro! Papagaios com...eçam frequentemente com depressões, acabando por arrancar as penas, camaleões entram em stress por não conseguirem imitar tantas cores à sua volta, cães da pradaria comem coisas na natureza que aqui são dificéis de achar , bem como os Loris etc, é uma questão de consultar o site do CITES. Pertencem a natureza e por comprá-los estará a estimular a sua captura, suas longas viagens, que muitas vezes acabam por matá-los ... caçadores furtivos que vivem disso...quer sustentá-los?O CASO DOS PAPAGAIOS TORNA-SE ESPECIALMENTE DESUMANO QUANDO CRIADO Á MÃO. É RETIRADO Á PROGENITORA, AINDA EM OVO E COLOCADO EM CHOCADEIRAS MECÂNICAS CAUSANDO ENORME STRESS CONSTANTE ÁS PROGENITORAS QUE TÊEM O INSTINTO MAS NÃO PODEM, NÃO AS DEIXAM CRIAR. UMA AVE CRIADA Á MÃO NUNCA TEM A MESMA ATENÇÃO, CUIDADOS E AFEIÇÃO.

2.
NÃO VÁ AO CIRCO NEM LEVE CRIANÇAS AO CIRCO: LEMBRE-SE QUE LHES ESTÁ A DAR UM MAU EXEMPLO E A TRANSMITIR CONCEITOS ERRADOS E ULTRAPASSADOS...

3.
NÃO LEVE AS CRIANÇAS A DAR VOLTAS NOS PÓNEIS TIPO FEIRA POPULAR. OS POBRES ANIMAIS NÃO PODEM NEM COÇAR-SE, NEM DEITAR-SE E ANDAM ÁS VOLTAS MAL NUTRIDOS E COM SEDE POR VEZES ÁS VOLTAS INCESSANTES. Além disso dá mau exemplo aos filhos mais uma vez.

4. USEM A CAIXA DE RECLAMALÕES OU E-MAIL PARA RECLAMAR DOS SHOWS DE ANIMAIS NO ZOO QUE OS USAM COMO PALHAÇOS DE SERVIÇO, FANTOCHES.

5.
SE NUM ZOO AINDA VIR ANIMAIS ATRÁS DE GRADES USE A CAIXA DE SUGESTÕES RECLAMAÇÕES OU ENVIE E-MAIL A PROTESTAR, «AMEACE» NUNCA MAIS VOLTAR.

6. NUNCA PEDIR MARISCO DO AQUÁRIO DESUMANO E SOBRELOTADO DOS RESTAURANTES ONDE ANIMAIS SÃO EMPILHADOS E MANIETADOS COMO OBJECTOS SEM VIDA. LEMBRE-SE QUE NEM SÓ CÃES E GATOS SOFREM...

7.
SE EXISTEM ANIMAIS VADIOS E FAMINTOS PERTO DE SI, AJUDE-OS, DÊ-LHES OS RESTOS DO JANTAR E USE UMA COLEIRA IMPROVISADA PARA EVITAR A CAPTURA PELOS HORROROSOS CANIS MUNICIPAIS, se houver um restaurante aí perto e pedir os restos eles dão de bom grado. OS POMBOS E OUTRAS AVES NÃO PROVOCAM DOENÇAS NENHUMAS SE ANDAREM SAUDÁVEIS E ISSO COM FOME É DIFICIL...

8.
NÃO COMPRE CÃES NEM GATOS: ADOPTE EM CANIS MUNICIPAIS E EM SEGUNDA ESCOLHA NAS ASSOCIAÇÕES AMIGAS DOS ANIMAIS.

9.
EVITE CARNES DE AVIÁRIO E PECUÁRIA INTENSIVA: PREFIRA A CARNE BIOLÓGICA, QUE TAMBÉM É MAIS SAUDÁVEL, OU SE NÃO TEM, COMO EU, UMA TERRIOLA DE ONDE TRAZER, COMPRE APENAS CARNE DE CRIACÇÃO EM AR LIVRE E DE FORMA HUMANA E MAIS NATURAL/TRADICIONAL, já existem muitas opções, em wall aqui no grupo pode encontrar marcas e locais de compra.

10. SER VEGETARIANO É OUTRA OPÇÃO QUE TEM A VANTAGEM DE NÃO NOS ENCHER DE TOXINAS DA CARNE E METAIS PESADOS EXISTENTES NOS «PRODUTOS» DO MAR.


11. NÃO OBRIGUE O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO A SER SEU AMIGO: CONQUISTE-O DE LIVRE VONTADE: NÃO TENHA ANIMAIS SOZINHOS, SEM OUTROS PARA LHE FAZER COMPANHIA QUANDO NÃO ESTIVER PRESENTE. JÁ IMAGINOU SE LHE FIZESSEM ISSO? QUANDO LEVAR OS CÃES Á RUA NÃO OS LEVE SÓ PARA AS NECESSIDAES, DEDIQUE-LHE ALGUM TEMPO SÓ PARA ELE, DEIXE-O SOCIABILIZAR E BRINCAR COM OS OUTROS CÃES. EM ÚLTIMO CASO PONHA-LHE ENÇAIME.


12. NÃO ADQUIRA ANIMAIS EM FEIRAS! OS ANIMAIS SOFREM MUITO NESTAS FEIRAS.

13.
RECLAME OU FAÇA QUEIXA Á DIRECÇÃO GERAL DE VETERINÁRIA SEMPRE QUE VIR LOJAS DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO SEM CONDIÇÕES NENHUMAS, OU VIR QUALQUER TIPO DE ANIMAL MALTRATADO, MAL ACONDICIONADO OU ALOJADO.

14. SABER QUE EXISTEM ANIMAIS VADIOS FAMINTOS NO SEU BAIRRO E NÃO OS AJUDAR...



VOTA NESTE QUESTIONÁRIO A BEM DOS ANIMAIS DA PECUÁRIA INTENSIVA. OBRIGADA.
http://apps.facebook.com/ivote_app/vote.php?action=vote&pid=3239&showMsgType=success&showMsgMsg=Change+expiration+date+successfully%21&showMsgFull




Há uma situação grave e urgente de maus tratos a animais na moita (ribatejo):

Uma de um cavalo a morrer à fome amarrado e esquelético...e um criador de aves que mantém uma ave morta e cheia de formigas junto com as vivas, os pássaros adoecem e ficam sem tratamento...tem até um papagaio do senegal com a asa partida e não... a trata, mudou de assunto quando o confrontei e ignorou quando lhe disse que a água das aves estava imunda, cheia de fezes dos bichos (com este calor...) e alguns já nem tinham comida, enquanto o papagaio do senegal estava até sem poleiros onde poder estar. O cão que tinha amarrado estava constantemente a ladrar e escavar junto de algo no chão, tapado com telhas de zinco seguras com dois tijolos...o que lá estava? podia ser qualquer coisa, mas suspeito que fossem mais aves mortas dado que estavam duas no prato de um vaso também mortas. Fiquei indignada. Passei pela moradia por mero acaso e ainda bem.

Ajudem-me a «matar estes dois coelhos»: a situação do cavalo e das aves.

A carta está em baixo:

EXmo senhor director da inspecção geral veterinária:

Gostaria de saber porque razão qualquer pessoa, sem a minima vocação, qualificações ou conhecimentos, pode fazer-se criador de aves exóticas.
Isto porque a situação que vim expor é chocante e um perigo para a saúde pública!
Qualquer pessoa que queira montar um negócio destes compra voadeiras as aves e depois? pode dar-lhes água cheia de fezes como vi hoje, ter comedouros vazios como vi hoje? deixar morrer animais doentes junto de outros saudáveis e nem se dar ao trabalho de os retirar da voadeira (a ponto de as formigas...como ouvi dele... tratarem do resto? pondo me perigo o comprador menos atento que pague 200 euros ou 700 por uma ave doente? relembro que a psitacose e ornitose são transmissivéis ao ser humano! Como é possivel ter uma ave doente e deixá-la morrer da doença junto de outras (ainda) saudáveis, ter água imunda em pleno verão, uma ave com a asa partida e que solidificou torta numa voadeira escura e sem poleiros?
Pois foi tudo isto que encontrei num passeio de fim de semana por mero acaso na moita / ribatejo. Aves mortas e cheias de formigas em pratos de vasos junto às saudáveis e à vista delas, aves doentes por tratar, outras para quem o tratamento viria tarde, caso de um papagaio do senegal que por lá está com a asa partida..., água fétida e uma situação suspeita junto a um muro da moradia onde um cão da casa escavava e assinalava olhando para algo tapado com telhas de zinco e dois tijolos.
O caso que lhe refiro e que merecia uma visita, passa-se na rua do povo unido, casal da bela vista nº 15 moita.

COMO ESTE CRIADOR, MUITOS HÁ QUE CRIAM SERES VIVOS COMO OBJECTOS! E RELEMBRO QUE EXISTEM DIREITOS MINIMOS, CONSAGRADOS NAS LEIS INTERNACIONAIS, MAS TAMBÉM NACIONAIS, DIRIGIDAS AO SEU BEM ESTAR E RESPEITO PELA VIDA. Mas não só...pelo consumidor que as compra e que pode estar a gastar muito dinheiro por aves doentes, não desparasitadas, sem recibo, muitas vezes...com ornitose ou psitacose transmissivéis ao ser humano, mas também em concorrência desleal com quem, em boas lojas de animais, (sim, porque já vi várias péssimas) recebe visitas de fiscalização e desparasitam e tratam as aves. Não é o meu caso que não tenho loja alguma! Faço-o por dever civico e porque gosto de animais.

Ali bem perto, outra situação de maus tratos a animais de cariz algo diferente:

Um cavalo, esquelético (conhecem-se-lhe todos os ossinhos do corpo), preso por uma corda, visivelmente fraco, sem ração, palha, água, nada!

Este cavalo palomino (cor creme/caramelo e crina «loura»), está preso perto de uns barracos a cerca de 100 metros da estrada dos espanhóis na moita, não muito longe do bairro da bela vista já referido. Também aqui, me parece que há muito tempo ele precisa de ser resgatado a gente sem consciência.

OS ANIMAIS TÊEM DIREITOS, NÃO SÃO OBJECTOS, E NÃO DEVEM SER ALVO DE QUALQUER TIPO DE BRUTALIDADE E MALVADEZ. SEI QUE PESSOAS BEM FORMADAS PENSAM ASSIM, GENTE BOA SENTE COMPAIXÃO POR PESSOAS, OU ANIMAIS EM APUROS, PORQUE ELES TAMBÉM TÊEM VALOR POR SI, NÃO SÃO MEROS INSTRUMENTOS NOSSOS.


POR FAVOR: FAÇAM ALGUMA COISA.

Visitem este e outros criadores «à socapa» ou mal licenciados pelas entidades competentes (sem fiscalização nem testes de vocação / caracter , de qualquer tipo. Visitem as lojas de animais de «vão de escada« que ainda por aí existem e acabem assim com as queixas pela raiz do problema.
Resgatem este cavalo que referi antes que morra em agonia e à fome e sede.

Aguardo resposta, agradeço a atenção dispensada:

(nome)



PODEM FAZER QUEIXA ANONIMAMENTE, BASTA QUE ACRESCENTEM NO FINAL: «DESEJO MANTER ANONIMATO. DADOS Á DISPOSIÇÃO APENAS DA AUTORIDADE A QUE ME DIRIJO PARA ESTA QUEIXA. OBRIGADO».



SALVEM ESTES ANIMAIS, AJUDEM-ME A SALVÁ-LOS. É SÓ COPIAR A CARTA ACIMA E ENVIAR PARA ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL OU CORREIO:


E-MAILS PARA ENVIO:

mjgouveia@dgv.min-agricultura.pt
dirgeral@dgv.min-agricultura.pt
geral@dgs.pt
...adc@autoridadedaconcorrencia.pt
gsecsdc@meid.gov.pt











Carta de um trabalhador do Canil Municipal de Madrid!! - VALE A PENA LER...


REALIDADE DA VIZINHA ESPANHA.. MAS QUE INFELIZMENTE ACONTECE POR CÁ E POR TODO O MUNDO... SÓ NÓS.. SERES DITOS RACIONAIS PODEREMOS MUDAR ESTE TRISTE DESTINO, QUE LEVA MILHARES DE ANIMAIS TODOS OS DIAS E TODOS OS ANOS A SEREM ABANDONADOS, LARGADOS E ABATIDOS EM CANIS/GATIS!!

"...Um lugar onde as almas dos animais são destruídas.
Um lugar onde a esperança não existe.
Um lugar stressante também para quem trabalha ali e são os responsáveis por fazer a “limpeza” da cidade, acabando com a vida dos cães abandonados.
Um trabalhador espanhol deu seu testemunho sobre como é o dia a dia em um canil municipal em Madrid, na Espanha. Para lá, além dos animais de rua recolhidos pelos serviços municipais, as pessoas levam diariamente os seus animais de companhia quando já não os querem mais. “Acredito que é preciso chamar a atenção da nossa sociedade. Como responsável de uma Perrera [canil municipal], vou partilhar uma coisa com vocês, um olhar ‘de dentro’ se me permitem.Em primeiro lugar, todos os vendedores/criadores de animais deveriam trabalhar pelo menos um dia num canil destes. Talvez se pudessem ver o olhar triste, perdido, confuso dos animais, mudariam de opinião sobre criar e depois vender a pessoas que nem sequer conhecem. Esse cachorrinho que acaba de vender terminará, possivelmente, no meu canil quando deixar de ser um cachorrinho fofo. Então, como se sentiria se soubesse que há uma probabilidade de 90% de que este cão nunca saia do canil quando vai parar ali? Seja de raça ou não. Pois 50% dos cães que entram no meu centro, abandonados ou de rua, são de raça pura.



As desculpas mais comuns que oiço são:- “Mudamo-nos e não podemos levar o nosso cão/gato”. Verdade? Para onde se vai mudar, onde não permitem animais de estimação? E porque escolheu viver num lugar assim em vez de outro onde seja permitido? - “O cachorrinho cresceu mais do que esperávamos”. E que tamanho acha que tem um Pastor Alemão? - “Não tenho tempo para ela”. Verdade? Eu trabalho de 10 a 12 horas por dia e ainda assim tenho tempo para os meus 6 cães. - “Estraga o jardim todo”. E por que não o deixa ficar dentro de casa? (eu aqui acrescento o não combinar com o tapete lá de casa ou estragar o sofá) - Dizem sempre:“Não queremos insistir para que procure um lugar para ele, porque sabemos que será adoptado certamente, é um bom cão”. O triste é que o seu animal de companhia NÃO será adoptado! E consegue imaginar o quão stressante é um canil municipal? Bom, deixa que eu conto:O seu animal tem 72 dias para encontrar uma nova família a partir do momento que você o deixa aqui.Às vezes um pouco mais, se o canil não estiver cheio e se ele conseguir não adoecer. Se pegar um resfriado, morre.Os gatos nunca se livram de uma morte certa.

TAMBÉM PODEM ENVIAR ESTA CARTA AOS CANIS E CÂMARAS PARA QUE PERCEBAM O HORROR QUE ISTO É...Aqui ficam os e-mails de novo:

dhurs@cm-lisboa.pt
lisboalimpa@cm-lisboa.pt
sprcanil@cm-porto.pt
gabinete.municipe@cm-porto.pt
dda@cm-braganca.pt
rcorreia@cm-braganca.pt
cantinho.viseu@gmail.com
cidadedeviseu@gmail.com
dasu@cm-leiria.pt
cmleiria@cm-leiria.pt
smv@cm-coimbra.pt
canilmunicipalguarda@gmail.com
gap@mun-setubal.pt
gapc@mun-setubal.pt
dta@mun-setubal.pt
diazv@mun-setubal.pt
die@mun-setubal.pt
dicul@mun-setubal.pt
assemb.municipal@cm-cascais.pt
gab.municipe@cm-cascais.pt
geral@cm-sintra.pt
cmsintra@gmail.com
relacoes.publicas@cm-amadora.pt
higiene.urbana@cm-amadora.pt
geral@am-amadora.pt
municipio@cm-portalegre.pt
teresa.narciso@cm-portalegre.pt
dpdm.sadmin@cm-portalegre.pt
informatica@cm-portalegre.pt
geral@cm-faro.pt
lojadomunicipe@cm-faro.pt
gap-rp@cm-faro.pt
geral@cm-portimao.pt
camara@cm-tavira.pt
jacinta.reizinho@cm-portalegre.pt
ambiente@cm-portalegre.pt
aspasantarem@gmail.com
canil@mail.evora.net
cmevora@mail.evora.net
geral@cm-beja.pt
geral@amalga.pt
geral@mun-guarda.pt

http://www.abra.org.pt/html/index.php?pv=bW9kdWxvPUNPTlRFVURPUyZhY2Nhbz1QQUdJTkEmSURQQUdJTkE9MzgmbGFuZz1wdA%3D%3D+target%3D

Bom link sobre a realidade cientifica de os animais terem sentimentos:

http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/europe/article4595810.ece

Já ouviram falar de uma maravilha chamada «FREE CLICK TO DONATE»? É grátis e é só clicar e estamos a doar a uma instituição ou causa. Este links são desta causa, dos animais da pecuária intensiva e animais em geral. Cliquem para doar. Obrigada.
http://winslowfarm.com/helpus.php
http://www.tranquilitytrail.org/Home_Page.html
http://pawsanimalsanctuaryfindon.co.uk/
http://www.theanimalrescuesite.com/clickToGive/home.faces?siteId=3 http://improvingyourworld.org/

Outro link excelente neste aspecto é este:
http://www.wonderful.org/directory.php

MAIS MANEIRAS DE AJUDAR SEM DAR UM TOSTÃO SEQUER…


http://www.goodsearch.com/ (SEARCH TO DONATE)
http://www.care2.com/mail.html (E-MAIL TO DONATE)

http://importantmedia.org/ (Planetsave gives you a 25MB space and donates 25% of the revenue to green causes).
http://www.searchkindly.org/index.htmlhttp://www.socialvibe.com/?r=519632EASY

Outras formas de dar facéis e até agradáveis:


JOGANDO TRIVIAL PERSUIT:

http://www.freekibble.com/

CRIANDO UMA CONTA DE MAIL! ( 6MB STORAGE, SPAM FILTERS, GREAT ACCESSIBILITY).
http://planetsave.com/
TU USAS O MOTOR DE BUSCA ELES DOAM:
http://www.charitycafe.com/
OS MELHORES SITES PARA DAR SEM PAGAR::
http://www.charitycafe.com/best-free-donation-sites/index.php?a_m=1
FAZES UM BANNER PERSONALIZADO E ELES DÃO:
http://www.antssoft.com/swfbanner/index.htm?ref=googlec&group=1&gclid=CPW_m-Hj0qQCFQKS3wodrw6oMQ

UMA CAUSA MUITO IMPORTANTE! ADERE!
http://www.causes.com/causes/529221?m=9e4cc0c7&recruiter_id=111149307


E sugere para os mails dos canis que dei em cima. Obrigada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMENTEM MAS SOBRETUDO PARTICIPEM DOS DESAFIOS E SE OS ACEITAREM COMENTEM TAMBÉM. OBRIGADA.