Nunca vira nevar em Lisboa, e francamente, em Abril goastaria de nunca ter visto pois isto é um triste e degradante sinal do estado a que deixámos chegar o planeta... o estado a que chegaram as alterações climáticas. Também nos Estados unidos nunca se viram tamanhos tufões nem com tanta frequência, mas mais do que isto, as secas que causam fomes, as cheias que derrubam vidas, as alterações climáticas que alteram os ciclos da natureza podem condenar gerações à fome, gerações não só de seres humanos mas de animais porque esses, que vivem da natureza e dos seus ciclos podem ainda menos defender-se. E há muita gente com grande responsabilidade nestas desgraças mas que julga não ter, não pensa nisso ou age inconsequentemente! falo de quem recorre ao carro em vez dos transportes públicos no dia a dia, tendo alternativa, falo de quem acende, inconsequentemente à minima brisa ou calorzinho, o ar condicionado, sem pensar no mal que está a fazer ao planeta , ou pior; sabendo não quer saber!
E a fatia de responsabilidade do cidadão comum não acaba aqui...
- Gente que vai à casa de banho de um restaurante, ou bar, ou centro comercial etc e gastam quilómetros de papel para secar as mãos...
- Gente vê uma torneira a pingar em qualquer lado e nem fecha, nem avisa ninguém que possa resolver a situação, apenas porque "não sou eu que pago a conta"...(quando na verdade todos vamos pagar esta conta no futuro a continuar assim...)
- Gente que deixa a mangueira ligada a jorrar água para o chão enquanto ensaboa o carro seja verão ou inverno, haja seca ou não...
- Gente que não apaga as luzes quando sai porque quem paga a conta é o patrão da empresa...
- Gente que usa e abusa do carro e ar condicionado e enche, em tempo de crise económica até, as nossas estradas de trânsito e dióxido de carbono...
- Gente que ainda não faz a separação do lixo para reciclagem e se está nas tintas...
- Gente que atira lixo para o chão seja de que tipo for...
- Gente que sabe existir papel reciclado mas não o prefere podendo, ou meios de poupar mais energia, ou meios de ajudar e respeitar mais a natureza no tipo de produtos que compra por exemplo, mas se está nas tintas, etc, etc...
OU ESTE TIPO DE ATITUDE TEM OS DIAS CONTADOS, OU TEMOS NÓS OS DIAS CONTADOS NESTE PLANETA!
O que eu proponho perante tudo isto , além do já indicado em matéria de atitudes individuais do dia a dia, é enviar estas cartas, pré-escritas, às entidades indicadas para os resolver ou ajudar a resolver, cujos e-mails estão logo após a carta em si que é só copiar/ colar/assinar/enviar. A todos os que o fizerem: Deus vos ajude na vida.
Carta para enviar aos meios de comunicação, ministério do ambiente e associações ambientalistas e de cidadãos automobilizados em protesto contra o excesso de transito e apelando a campanhas de censura e sensibilização para as alterações climáticas causadas:
Exmos (as) senhores (as):
Não percebo como se pode falar em crise num país onde se vêem centenas e centenas de automóveis na estrada em dias de semana, com um só passageiro, filas intermináveis, atrasos nos transportes públicos pelo excesso de viaturas particulares, onde não há limites para o dinheiro que dão em gasolina e parqueamentos...o que sei é que o estado do planeta não é complacente com estas atitudes egoistas, estes luxos novo-burgueses.
As mudanças climáticas estão aí, mais perigosas que nunca, já causaram muitas tragédias e pelo evoluir da situação, tão veloz, temo que ainda hajam guerras civis por causa de comida porque a natureza tem os seus ciclos alterados: colheitas, sementeiras e amadurecimento.
TÊEM QUE HAVER CAMPANHAS DE CENSURA SOCIAL A TAIS ATITUDES, AUMENTO INCOMPORTÁVEL DOS PARQUEAMENTOS EM CASOS EM QUE HAJAM ALTERNATIVAS DE TRANSPORTES PÚBLICOS, OU UM SISTEMA COMO NOUTROS PAÍSES EXISTE EM QUE EM CADA DIA SÓ CIRCULAM AS MATRICULAS OU PARES OU IMPARES. ALGUMA COISA TEM QUE SER FEITA! Já nem os aumentos da gasolina parecem adiantar!
É preciso ver que Lisboa e Porto têem edificos cinzentos dos fumos e o contribuinte paga a reabilitação de certos edificios, sobretudo os de património nacional, o que é injusto para quem não usa o automóvel! a saúde de quem trabalha em Lisboa e vai de transportes é afectada! com que direito?! estes fumos são ainda mais nocivos que o tabaco aos não fumadores, logo há dois pesos e duas medidas?
É preciso que esta gente saiba que a cidade é para as pessoas e não para os carros apenas, que há invisuais a empancar em carros nos passeios, que quem quer ir de bicicleta para o trabalho não tem condições para o fazer e sobretudo:
QUE A FOME, SECAS, CHEIAS, FURACÕES, DEGELOS etc SÃO TAMBÉM SUA RESPONSABILIDADE PELO EGOISMO AMBIENTAL.
Façam alguma coisa para que a mensagem passe.
Muito obrigada. (assinatura).
ENVIAR PARA:
gp_ps@ps.parlamento.pt
gp_psd@psd.parlamento.pt
gp_pp@pp.parlamento.pt
gp_pcp@pcp.parlamento.pt
PEV.correio@pev.parlamento.pt
bloco.esquerda@be.parlamento.pt
correo @extremadura.es
gsea@maotdr.gov.pt
http://www.mapa.es/es/ministerio/pags/correo/correo.asp
https://portal-scc.presidencia.gob.es/ciudadan@s/contacto.jsp
http://www.parlamento.pt/Paginas/CorreioGeral.aspx
Quem viu hoje cairem, em pleno Abril, bolas de granizo do tamanho de bolas de ping-pong, a pontos de encher as ruas de «neve», não pode limitar-se a fotografar, comentar, ser espectador. Estas geadas fora de época são UM DOS MUITOS AVISOS QUE A NATUREZA TEM EMITIDO PARA QUE OLHEMOS PARA ELA COM MENOS GANÂNCIA E MAIS MISERICÓRDIA, MAIS... RESPEITO! É que disso depende , além da sobrevivência de muitos animais e da natureza, a nossa própria sobrevivência. Quando O USO E ABUSO DO AUTOMÓVEL PRIVATIVO, DO AR CONDICIONADO E DE ELECTRODOMÉSTICOS ADQUIRIDOS SEM PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: são algo que está nas últimas preocupações das pessoas, visto como um assunto chato ou menos interessante que o futebol e princesas...enquanto assim for MUITAS FOMES, SECAS E CATÁSTROFES AMBIENTAIS se vão abater sobre nós causando fome, cada vez mais fome porque os CICLOS DA NATUREZA SÃO ESSENCIAIS EM RITMO CERTO E HARMONIOSO PARA QUE A COMIDA NÃO SEJA CADA VEZ MAIS CARA! A TODOS PEÇO POIS QUE ENVIEM ESTA CARTA AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO (carta pré-escrita que é só enviar para os mails fornecidos) para que os meios de comunicação social prestem mais atenção ao que REALMENTE INTERESSA! obrigada.
A CARTA EM SI:
Exmº (ª) Senhor (ª) director (ª) de informação:
Gostaria que nos meios de comunicação social se ligasse um pouco menos a principes e princesas fora de época que a nada nem a ninguém aproveitam e se perdesse mais tempo de antena com coisas ...que originam o gelo que caiu em pleno abril hoje! é preciso consciencializar a sociedade de que levar o carrinho para o emprego todos os dias, TENDO TRANSPORTES PÚBLICOS Á DISPOSIÇÃO, gente que viajam sozinhos em viaturas ignorando tudo o que os ambientalistas dizem a respeito da rentabilização do transporte individual...enfim...o ser humano é egoista e sem coração mesmo, incluindo os jornalistas, que só vivem se calhar já para as audiências, ou ainda haverá esperança? será que de uma vez por todas: não se poderá dar tempo de antena em televisão para CONSCIENCIALIZAR ESTA GENTE?! É QUE A CULPA DE SECAS, FOMES, CHEIAS, E ESTE TIPO DE FENÓMENOS QUE TANTOS ESTRAGOS CAUSAM NA VIDA DE QUEM NÃO TEM CULPA, NÃO SÃO CULPA SÓ DOS PODEROSOS MAS DESTES IGNORANTES, PIOR: BRONCOS MESMO! QUE NÃO SE CAPACITAM QUE O MUNDO MUDOU! obrigada (o caps lock serve aqui apenas para sublinhar e não para gritar embora me apeteça às vezes, quando vejo esta indolência toda...).
Esta mensagem segue também para as rádios a quem peço:
Por favor nas vossas emissões, ouvidas por muita gente que insiste em ir de carro todos os dias para o trabalho e usar e abusar do ar condicionado: dêem um toque , tentem pelo menos...consciencializar para se usarem menos ambos os hábitos, ou teremos mais geada fora de época, pior que esta ainda de hoje, mais cheias e secas e tufões e desgraças que não são só culpa dos poderosos mas de quem usa e abusa de algo que os ambientalistas estão negrinhos de dizer que nos vai matar a todos e até lá ainda vai moer bastante. Está na altura de pôr pingarelhos e peneiras de lado, egoismos de parte porque só há, tanto quanto se sabe, um planeta habitável que é este onde vivemos e todos têem a responsabilidade de o proteger. TODOS! INCLUINDO QUEM TEM VOZ PÚBLICA COMO OS MÉDIA...
o português gosta de filmar e fotografar a desgraça e ficar passivo a olhá-la como se fosse apenas algo diferente da rotina, mas ser assim…bronco… em pleno século XXI já não serve! Devo dizer que observar a destruição da natureza é muito muito triste!
Obrigada.
PARA:
provedor.telespectador@rtp.pt
opinioes@rtp.pt
rpublicas@rtp.pt
...
atendimento@sic.pt
contacto@siconline.pt
relacoes.exteriores@tvi.pt
director@expresso.impresa.pt
cartas@expresso.impresa.pt
cidadaoreporter@expresso.impresa.pt
visao@impresa.pt
RTP / FEEDBACK/ LINK DIRECTO:
http://www.rtp.pt/wportal/grupo/feedback.php
PARA UMA ACÇÃO MAIS GLOBAL PELO COMBATE SÉRIO ÁS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS:
Your Excellency:
Global warming goes on and on,keeps doing its damage without a serious pilicy to stop it! Good intentions, make no difference to a melting iceberg on the north pole, or to all excessive raining that causes water floods, that causes death, destruction, expensive damages too. Good intentions, words, signed papers, make no difference to those who lay the ground seeds that produce nothing due to drought, and die of hunger, malnutrition. Many of those who use and specially...ABUSE their car, see no tiny responsability in this. So, since they don`t, let us force them to see and stop giving their daily contribution to agravate all this frightening scenario putting life on Earth at risk over some bourgeois lifestyle, not when something bigger is in line: OUR LIVES! So please take some EFFICIENT, REAL AND IMPOSITIVE POLICY TO REDUCE TRAFFIC IN THE CITIES! the world mass media can and SHOULD help stop this by making people see this: informing, talking about it, spreading the word on the terrible effects of their actions. Not just the abuse of cars but also the air conditioning, all the oil drills that smoke endlessly, all the forrest fires in which prevention governments do not invest etc...but of course, to me and many specialists: the use and abuse of personal cars to go to work every day, a single driver with no other person in the car...on and on for décades without nothing serious and committed being done to stop it. Please take measures.
Thank you: (ass./nome/país).
PARA:
sobrien@nbc.com.
Soledad.OBrien@cnn.com
Public.Information@turner.com.
Larryking@yahoo.com
2020@abc.com
... thisweek@abc.com
2020@abc.com
nightline@abcnews.com
nightline@abc.com
jloven@ap.org
kcarroll@ap.org
lmargasak@ap.org
msilverman@ap.org
opinion@thewire.ap.org
npickler@ap.org
rfournier@ap.org
sjohnson@ap.org
pr@ap.org
thunt@ap.org
48hours@cbsnews.com
60II@cbsnews.com
60m@cbsnews.com
bpc@cbsnews.com
evening@cbsnews.com
earlyshow@cbs.com
efm@cbsnews.com
ftn@cbsnews.com
mkx@cbsnews.com
pma@cbsnews.com
rbc@cbsnews.com
sundays@cbsnews.com
grain@cbsnews.com
aaron.brown@turner.com
am@cnn.com
360@cnn.com
andrea.koppel@turner.com
bill.schneider@turner.com
bruce.morton@turner.com
candy.crowley@turner.com
carol.lin@turner.com
crossfire@cnn.com
daryn.kagan@turner.com
david.ensor@turner.com
daybreak@cnn.com
kurtzh@washpost.com
inthemoney@cnn.com
insidepoliticts@cnn.com
crossfire@cnn.com
jeanne.meserve@turner.com
jeff.greenfield@cnn.com
jim.walton@turner.com
deirdre.walsh@turner.com
kelly.wallace@turner.com
kyra.phillips@turner.com
live@cnn.com
livefrom@cnn.com
livetoday@cnn.com
lou.dobbs@turner.com
loudobbs@cnn.com
miles.obrien@turner.com
moneyline@cnn.com
newsnight@cnn.com
crossfire@cnn.com
paulazahnnow@cnn.com
paula.zahn@turner.com
paulazahn@cnn.com
rick.davis@turner.com
robert.novak@turner.com
tom.hannon@cnn.com
crossfire@cnn.com
wam@cnn.com
wolf@cnn.com
afterhours@foxnews.com
atlarge@foxnews.com
brian.wilson@foxnews.com
brit.hume@foxnews.com
bullsandbears@foxnews.com
cash@foxnews.com
cavuto@foxnews.com
collins.spencer@foxnews.com
comments@foxnews.com
dayside@foxnews.com
forbes@foxnews.com
friends@foxnews.com
foxmagazine@foxnews.com
feedback@foxnews.com
fns@foxnews.com
newswatch@foxnews.com
foxreport@foxnews.com
Colmes@foxnews.com
heartland@foxnews.com
james.rosen@foxnews.com
jim.angle@foxnews.com
major.garrett@foxnews.com
molly.henneberg@foxnews.com
ontherecord@foxnews.com
, ontherecord@foxnews.com
special@foxnews.com
studiob@foxnews.com
beltway@foxnews.com
myword@foxnews.com
oreilly@foxnews.com
viewerservices@foxnews.com
warstories@foxnews.com
wendell.goler@foxnews.com
cavuto@foxnews.com
world@msnbc.com
world@msnbc.com
robert.kur@nbc.com
world@msnbc.com
hardball@msnbc.com
, world@msnbc.com
countdown@msnbc.com
abramsreport@msnbc.com
dshuster@msnbc.com
norville@msnbc.com
norville@msnbc.com
dennis.sullivan@msnbc.com
imus@msnbc.com
imus@msnbc.com
hardball@msnbc.com
Imus@msnbc.com
joe@msnbc.com
jtrippi@msnbc.com
countdown@msnbc.com
Lesterholt@msnbc.com
lester.holt@msnbc.com
msnbcinvestigates@msnbc.com
world@msnbc.com
feedback@msnbc.com
rreagan@msnbc.com
dateline@nbc.com
mtp@nbc.com
nightly@nbc.com
today@nbc.com
rsf@rsf.org
afrique@rsf.org
ameriques@rsf.org
asie@rsf.org
europe@rsf.org
moyen-orient@rsf.org
internet@rsf.org
presse@rsf.org
billiontreecampaign@unep.org
executiveoffice@unep.org
Alejandra.Bize@eea.europa.euOu vê como ajudar aqui: http://www.greenpeace.org/international/en/campaigns/climate-change/
Sem comentários:
Enviar um comentário
COMENTEM MAS SOBRETUDO PARTICIPEM DOS DESAFIOS E SE OS ACEITAREM COMENTEM TAMBÉM. OBRIGADA.